Carreira

Ξ 2 comentários

Quem somos nós? Uma reflexão sobre valores e a sociedade

publicado por Marcelo Leite Barros

Quem somos nós? Uma reflexão sobre valores e a sociedadeVocê está em uma reuniãozinha animada com vários amigos, alguns conhecidos e uns poucos completamente estranhos. Então, o anfitrião da reunião traz até você um destes poucos estranhos e apresentam vocês dois. Mas ele apenas diz seus nomes. Surpreendentemente, o estranho pergunta: “e quem é você?”

Como você responde a esse tipo de pergunta?

A maioria das pessoas responderia que tem o cargo X no nível Y na empresa Z.Mas quanto isso realmente nos define? Certamente você tem muitas outras nuances, muito mais importantes que seus dados corporativos. Então, quem realmente somos?

Vivemos em uma sociedade que valoriza muito a aparência e o status. Somos o que temos ou somos o degrau que alcançamos na escada da vida. Nossa geração foi criada para alcançar status. Então, nada mais natural do que usar nossas conquistas para nos definir, correto? Nem tanto…

A essência do ser humano está ligada aos seus valores, às suas características que tornam cada um de nós únicos e especiais. Esses valores são os pilares que nos levam a alcançar todas as nossas conquistas, aliados à oportunidade, claro. Mas parece que temos vergonha de falar sobre nossos valores!

Temos vergonha de falar “sou um cara ambicioso e inteligente que quer chegar à diretoria da minha empresa”. Entretanto, é praticamente improvável que alguém sem ambição nenhuma chegue a um cargo tão alto em uma organização. O que temos, todos nós, lá no fundo, é medo do julgamento.

Não quero parecer alguém sem coração ou que se super valoriza, então, digo apenas que sou um executivo sênior em uma grande companhia em ascensão no mercado. Ambas as descrições apontam na mesma direção, mas a segunda, além de mais branda, nos celebra através das nossas conquistas (não exatamente através de quem somos).

Esse fato curioso pode derivar uma série de questões, que valem a reflexão: tenho receio do julgamento de quem eu sou? tenho receio de quem eu sou? eu sei realmente quem eu sou? eu sei nitidamente quais são meus valores?

Será que a sociedade está mesmo interessada nos meus valores?

Eu me incluo em todos os exemplos e questionamentos deste artigo. Sempre tive uma dificuldade absurda em me definir. Os amigos que me acompanham sabem que me lancei no mundo dos articulistas, escrevendo sobre temas variados. Essa foi a parte mais fácil da empreitada!

O mais difícil, o que levou dias, semanas para consolidar foi, pasmem, a descrição da minha conta no twitter! E esse foi um processo de várias etapas.

As primeiras versões da minha descrição não passavam de mini currículos onde eu tentava descrever o que eu faço na minha empresa. Claro que não deu certo! Depois eu tentei uma versão completamente descolada do meu lado profissional, focando o texto no meu interesse pelo “bicho gente”. Mas essa era só uma nuance que não me define. O ideal seria unir o que eu sou, com o que me interessa. Essas características todas me levam a quem sou hoje, profissionalmente.

Definir valores pessoais não é uma tarefa fácil. Definir-se, menos ainda! Fiquei dias debruçado sobre o “Círculo de Valores”. Aliás, essa é uma ferramenta poderosa do processo de coaching que indico a todos.

Mas, afinal de contas, quem sou eu?

“Agile Coach na Adaptworks. Um cara criativo, curioso e detalhista, apaixonado por Metodologias Ágeis, Cultura Organizacional e Comportamento Humano.”

Este sou eu, hoje. Amanhã posso mudar.

E você, quem é?

[Crédito da Imagem: Quem somos nós? – ShutterStock]

Autor

Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse “bicho gente”! Acredito que pessoas motivadas trabalham com maior produtividade e qualidade; que a chave para o comprometimento é fazer com que as pessoas se sintam parte do negócio; e que compartilhar o que se chamava de “poder” é algo mais poderoso do que qualquer metodologia. Trabalho como coach e mentor de práticas ágeis, dreamer, thinker e maker na Adaptworks. Sou criador do Agile Momentum (http://agilemomentum.wordpress.com/), onde falo sobre agilidade, com personalidade e um toque de criatividade.

Marcelo Leite Barros

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes