Carreira

Ξ Deixe um comentário

Quais serão os futuros cargos em TI?

publicado por Thales Cunha

Mudanças ocorrem o tempo todo em nossa vida pessoal e profissional. Atualmente, com a velocidade que vemos conceitos, práticas, costumes, cultura e padrões serem alterados para melhor, temos que estar sempre alertas, para que não sejamos atropelados pelo desenvolvimento de tantos processos. Ficando no nível profissional, carreira e futuro, mais precisamente, vejam o que o  IDC divulgou recentemente em uma pesquisa sobre quais serão os cargos mais procurados dentro de 10 anos. O que se percebe é que o conhecimento técnico dos gestores e profissionais de outros níveis de TI não será o único pré-requisito para a escolha da pessoa certa para um cargo. A capacidade de foco na gestão do negócio também terá um peso considerável na decisão das empresas. O IDC afirma que em 2020, executivos de quase todas as áreas das empresas terão domínio sobre recursos tecnológicos, o que fará daqueles com capacidade de, por exemplo, interpretar volumes enormes de dados, dominar técnicas de segurança e gerenciar questões críticas em sistemas ícones de suas profissões. Confira, abaixo, a lista das profissões de maior futuro na área de TI:

1. Análise de dados

Em 2020, o volume de dados gerados anualmente estará na casa dos 35 zettabytes, ou 35 milhões de petabytes – o suficiente para construir uma torre de DVDs alta o bastante para chegar até a lua e voltar.   A demanda por profissionais capacitados para depurar este volume de informações será igual à estabelecida por pessoas habilitadas para cooperar com unidades de negócios na definição da natureza dessas informações. Esse profissional, híbrido de tecnólogo e profissional de negócios, terá excelentes conhecimentos acerca dos processos e das operações comerciais, indica a consultoria.

2. Avaliação de riscos

A gestão de riscos deverá apresentar alta demanda em toda a década de 2020, especialmente quando as empresas se depararem com ambientes cada vez mais complexos de TI. Assim, as contratações vão mirar profissionais com capacidade de prever e reagir aos desafios criados por estes ambientes.

3. Robótica

Em dez anos, robôs exercerão cada vez mais tarefas. E aí estará uma grande oportunidade para profissionais de TI com especialização na criação e gestão destas máquinas.

4. Segurança da informação

Com mais e mais pessoas conectadas, a proteção de informações e a garantia de privacidade serão ativos muito valiosos. Desta forma, profissionais desta área estarão em alta no mercado.

5. Administração de redes

A administração de redes e a gestão da transmissão dos dados serão os cargos mais buscados para o departamento de TI em 2020. Porém, à medida que as organizações buscarem alternativas para reduzir os custos fixos com a folha de pagamento, vão contratar esses serviços de consultorias externas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

Thales Cunha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.