TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Produtividade: O processo motriz dos negócios

publicado por Moises Bagagi

Produtividade: O processo motriz dos negóciosSistematicamente definimos produtividade como a otimização dos fatores de produção, sejam eles aplicados a bens ou serviços, ou seja, fazer mais com menos. O índice de produtividade é um dos balizadores que conecta todos os demais indicadores de um negocio, como vendas, estoques, despesas, custos, fluxo de caixa e o tempo. Ou seja, mensura a capacidade da empresa de produzir mais e melhor com menos recursos.

O intuito geral é mostrar que, não adianta vender muito, trabalhar muito (muitas horas) ou mesmo ter uma infinidade de controles, se, as nossas decisões como gestores não estiver focada no aumento da produtividade.

Temos que entender que, ao produzir um bem ou executar um serviço, temos a nossa disposição alguns recursos que tratamos como insumos produtivos. A partir de então, passamos a executar o que nos foi proposto, e trabalhamos afim de produzir resultados. Contudo, existem três fatores que influenciam na capacidade de produzir com maior eficácia: processos, ferramentas e perfil.

Os processos são importantes à qualquer organização e são determinantes na avaliação de produtividade. Um processo é a maneira com que alguma coisa é executada, tratada ou pensada. Se o processo que estamos adotando não está adequado ao que queremos entregar e não é aderente aos recursos disponíveis, termos um índice de produtividade baixo

As ferramentas são fundamentais para nos apoiar na execução, já que nos auxiliam em muitas tarefas, senão em todas, de forma que podemos aumentar a produtividade.

O perfil de quem esta executando também deve ser posto em avaliação. Não somos bons em tudo, e além disso, cada um de nós desenvolveu alguma habilidade, adquiriu experiência e conhecimentos diferentes.

O que importa é que, sem bons processos, não adianta termos boas ferramentas. Sem profissionais de perfis adequados às necessidades, um bom processo e boas ferramentas serão no mínimo subutilizadas. Da mesma forma, sem ferramentas adequadas, perdemos muito tempo.

Podemos concluir com isso que, os ganhos em produtividade estão diretamente ligados às variáveis de planejamento, já que precisamos ter bons processos e estar sempre avaliando se os mesmos não precisam de melhorias, adquirir boas ferramentas, como por exemplo bons softwares e hardwares, além de buscar perfil adequado a cada demanda, seja no campo intelectual, psicológico, vivência e sinergia.

Portanto, se não planejamos bem, não executamos bem. Planejar, executar, controlar e agir. Esse é um bom começo para começarmos a melhorar a nossa produtividade, seja pessoal ou no campo dos negócios.

[Crédito da Imagem: Produtividade – ShutterStock]

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Economista, com MBA em finanças e atuante em planejamento estratégico e administração financeira há dez anos. Consultor empresarial atuante em planejamento estratégico e finanças, atendendo empresas de médio e grande porte em segmentos diversificados. Especialista em processos de controladoria estratégica, planejamento, reestruturação, captação de recursos, intermediação de negócios, investimentos e fontes de financiamentos.. Palestrante e facilitador de treinamentos In Company focado em empreendedorismo, gestão financeira e planejamento estratégico. Há dez anos atuando nas áreas de planejamento estratégico e administração financeira, tem carreira construída em empresas sólidas e de grande prestígio em seus segmentos de mercado. Desenvolvimento de carreira focado na gestão eficiente de recursos, sendo reconhecido por seu comprometimento, criatividade, trabalho em equipe e foco em resultados. Assumiu posto de gestão, corroborando a experiência e trabalho. www.consultoriaopportunity.com.br Email: moises@consultoriaopportunity.com.br LinkedIn: br.linkedin.in/moisesbagagi/

Moises Bagagi

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.