Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Prepare a TI para criticar a perfeição

publicado por Julio Cesar Van Vossen

A Tecnologia vem evoluindo a cada momento, e isto é indiscutível. Não passamos um dia sequer sem nos deparar com algo que tenha sofrido uma mudança, que tenha ficado melhor do que quando fora projetado e criado. Faz parte da evolução humana constituirmos novos recursos para facilitar nossas vidas e/ou incorporar mais funcionalidades a dispositivos , utensílios, aplicativos, enfim, a tudo.

Os profissionais de TI levam isto muito a sério. Somos instigados a constantemente prover  inovações, novas tecnologias e sistemas como soluções aos mais diversos problemas e  desafios. O que gostaria de trazer em questão é a natureza com que tratamos isto.  Talvez por termos um pensamento e um direcionamento necessariamente lógico (0 ou 1), consideramos que o bom deve ser o perfeito. Então, de início, não pensamos em nada que seja circunstancialmente simples, mas que atenda ao propósito. Já idealizamos o “entregável” com todos os recursos, controles, mecanismos de gerenciamento a prova de falhas e de mau uso, em resumo, quase perfeito.

Muitas literaturas e metodologias estão disponíveis para orientar para que nossos esforços tenham respeitadas as premissas contratadas, mas empolgamo-nos com a nossa capacidade de inovação, além de nossa capacidade de realização. Porém, quando existe maturidade e nos deparamos a criticar nossa própria solução, começamos a descartar uma coisa, perceber que outra também não é necessária, e  tornamos mais aplicável o que foi idealizado à primeira vista.

Sermos críticos e entendermos o que nosso cliente deseja é o que está tornando as equipes de TI valorizadas em suas organizações. Se construirmos uma solução com recursos que para “nós” possam representar algum valor, mas estes não forem percebidos pelo  nosso cliente interno, tornar-se-ão acessórios sem uso e com custo dispensável. Se a solução for dotada de muitos destes acessórios, seguramente nem será aceita, pois nosso cliente já não está disposto a incorporar custos que não conseguirá transformar em potenciais ganhos para sua operação, para o negócio e, consequentemente, para o cliente externo.

Uma visão adicional ao constante desafio de alinhar TI ao negócio, já que no final das contas, é neste produto que o valor do que criamos precisa ser percebido.

Autor

Júlio Cesar van Vossen Formado em Informática e pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV e atualmente CIO na Duas Rodas, multinacional produtora de matérias-primas para as indústrias de alimentos. Conhecimentos em soluções de infraestrutura para companhias de médio e grande porte contemplando projetos de Datacenter, telefonia IP, colaboração e comunicação corporativa. Profissional certificado em ITIL e com experiência de implantação das boas práticas da governança corporativa e de TI , utilizando as bibliotecas COBIT, BSC e PMI. Recentemente responsável pela gestão e planejamento estratégico. Gerente de Projetos responsável pela implantação do sistema SAP. Twitter : #jcvossen

Julio Cesar Van Vossen

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes