TecnologiaPrepare a TI para criticar a perfeição

Prepare a TI para criticar a perfeição

-

Publicidade

A Tecnologia vem evoluindo a cada momento, e isto é indiscutível. Não passamos um dia sequer sem nos deparar com algo que tenha sofrido uma mudança, que tenha ficado melhor do que quando fora projetado e criado. Faz parte da evolução humana constituirmos novos recursos para facilitar nossas vidas e/ou incorporar mais funcionalidades a dispositivos , utensílios, aplicativos, enfim, a tudo.

Os profissionais de TI levam isto muito a sério. Somos instigados a constantemente prover  inovações, novas tecnologias e sistemas como soluções aos mais diversos problemas e  desafios. O que gostaria de trazer em questão é a natureza com que tratamos isto.  Talvez por termos um pensamento e um direcionamento necessariamente lógico (0 ou 1), consideramos que o bom deve ser o perfeito. Então, de início, não pensamos em nada que seja circunstancialmente simples, mas que atenda ao propósito. Já idealizamos o “entregável” com todos os recursos, controles, mecanismos de gerenciamento a prova de falhas e de mau uso, em resumo, quase perfeito.

Muitas literaturas e metodologias estão disponíveis para orientar para que nossos esforços tenham respeitadas as premissas contratadas, mas empolgamo-nos com a nossa capacidade de inovação, além de nossa capacidade de realização. Porém, quando existe maturidade e nos deparamos a criticar nossa própria solução, começamos a descartar uma coisa, perceber que outra também não é necessária, e  tornamos mais aplicável o que foi idealizado à primeira vista.

Sermos críticos e entendermos o que nosso cliente deseja é o que está tornando as equipes de TI valorizadas em suas organizações. Se construirmos uma solução com recursos que para “nós” possam representar algum valor, mas estes não forem percebidos pelo  nosso cliente interno, tornar-se-ão acessórios sem uso e com custo dispensável. Se a solução for dotada de muitos destes acessórios, seguramente nem será aceita, pois nosso cliente já não está disposto a incorporar custos que não conseguirá transformar em potenciais ganhos para sua operação, para o negócio e, consequentemente, para o cliente externo.

Uma visão adicional ao constante desafio de alinhar TI ao negócio, já que no final das contas, é neste produto que o valor do que criamos precisa ser percebido.

Julio Cesar Van Vossen
Júlio Cesar van VossenFormado em Informática e pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV e atualmente CIO na Duas Rodas, multinacional produtora de matérias-primas para as indústrias de alimentos. Conhecimentos em soluções de infraestrutura para companhias de médio e grande porte contemplando projetos de Datacenter, telefonia IP, colaboração e comunicação corporativa. Profissional certificado em ITIL e com experiência de implantação das boas práticas da governança corporativa e de TI , utilizando as bibliotecas COBIT, BSC e PMI. Recentemente responsável pela gestão e planejamento estratégico. Gerente de Projetos responsável pela implantação do sistema SAP.Twitter : #jcvossen

Latest news

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.
Publicidade

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

Must read

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you