Mercado

Ξ Deixe um comentário

Oportunidades de enriquecimento em tempos de crise

publicado por Equipe da Redação

Se você acompanha o noticiário do mundo financeiro, provavelmente já ouviu falar que os momentos difíceis no mercado normalmente trazem ótimas oportunidades para fazer dinheiro. Apesar de parecer contra intuitivo, quando se pensa bem sobre o assunto fica claro o motivo.

O ponto aqui é que quando chega uma crise como a pandemia de 2020, por exemplo. A primeira reação é uma queda assombrosa no preço dos investimentos, enquanto os preços dos bens de consumo tendem a ficar maiores. Para entender isso podemos considerar o índice ibovespa, que no fim de janeiro de 2020 chegou à sua máxima histórica, mas quando o impacto da pandemia chegou ao Brasil em cerca de dois a três meses caiu mais de 40% e chegou a bater menos de 70 mil pontos.

Quem aproveita o momento de baixa consegue excelentes negócios

As pessoas que aproveitaram o momento de queda para aumentar suas posições ou simplesmente criar uma carteira de investimento, colheram os frutos nos meses seguintes e já no final do ano acumulavam belos lucros. Isso acontece, entre outras razões, pela tendência histórica, pois ao analisar o gráfico de quase todas as bolsas de valores do mundo todo, fica evidente que todo mundo passa pela crise, mas que no longo prazo a tendência de crescimento das boas empresas é evidente.

Alternativas fora do mercado tradicional

O exemplo que citamos acima é do mercado de ações tradicional, mas com a globalização atual, existem diversas outras maneiras de lucrar e crescer seu capital nos momentos de crise. Um exemplo disso é o mercado de cripto ativos, que nesse mesmo período apresentou um crescimento “espantoso”, com muitas criptomoedas multiplicando de valor em 20, 30 vezes ou mais.

Claro que é importante destacar que isso é algo completamente fora da curva e que só acontece porque este ainda é um mercado extremamente novo e volátil. E outro exemplo de operação financeira que muitas pessoas têm usado para buscar enriquecimento é com algum cassino online Brasil. Assim como no exemplo das criptos, este é um negócio muito volátil e consequentemente arriscado, mas que às vezes se mostra lucrativo para quem sabe o que está fazendo e tem a disciplina de não arriscar mais do que pode.

Paciência é uma das maiores qualidades dos ricos

Se tem algo que todos estes investimentos têm em comum, é o fato de que os frutos geralmente são colhidos no longo prazo. E se engana quem pensa que isso vale só para investimentos de renda variável como os citados neste artigo até aqui. Se você observar bem, até investimentos dos mais conservadores contam com o tempo como o fator de enriquecimento mais relevante, afinal, é necessário dar tempo para que os juros compostos façam seu trabalho. Nesta matéria é possível perceber o quanto a paciência é importante nesse setor.

Saber esperar é importante não só para investimentos. Você precisa dedicar um bom tempo para se tornar um profissional bom na sua área. Para quem é empreendedor, às vezes é necessário esperar anos até que o projeto comece a dar lucro de verdade, além de diversos outros exemplos que mostram a importância de ser paciente para ser bem-sucedido.

Conclusão

Com tudo que foi apresentado neste artigo, existem duas lições que você pode tirar. Uma é que os momentos de crise trazem excelentes oportunidades, afinal, é no instante em que todos estão indo para um lado (com medo e vendendo) que você deve ir para o outro (comprando barato).

A segunda lição importante é que você precisa ter paciência independente do seu negócio ou investimento. Um dos maiores erros das pessoas e algo que é extremamente comum no Brasil é o imediatismo, mas a história já provou várias e várias vezes que aqueles que planejam o futuro, se preparam e que têm paciência para esperar os resultados, na maioria das vezes são os que conseguem os melhores resultados.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes