Veja 3 passos para ter sucesso na realização do serviço
Se tem uma coisa que todos que trabalham com vendas de soluções tecnológicas sabem, é que vender neste segmento não é uma tarefa tão fácil. Afinal, trazer novos parceiros exige uma série de estratégias que demandam tempo, estudos e grandes análises. Mas, com a ajuda de métodos como o onboarding, essencial para as técnicas de marketing de TI, é possível superar as expectativas e melhorar os resultados de forma considerável.
Então, se você deseja saber como alinhar seus métodos para surpreender os clientes, continue a leitura e confira as dicas que vou dar ao longo do texto!
O que é onboarding e quais os seus benefícios?
Primeiramente, antes de te ensinar a realizar esta ação, quero explicar do que se trata, e como funciona.
Portanto, de uma forma simples, trata-se da implementação orientada da sua solução. Ou seja, é um conjunto de práticas que ajudam o cliente a entender como utilizar os seus produtos da melhor forma.
Desse modo, ele consegue extrair todas as informações de maneira mais rápida e precisa, facilitando o uso do serviço e evitando alguma falha de comunicação que poderia ocorrer no processo de venda.
Entre as maiores vantagens de apostar no onboarding, é válido citar:
- Reduz a chance de insatisfação ou rompimento de contratos: o serviço expõe todas as informações que o cliente precisa saber para aproveitar a sua compra. Dessa forma, isso evita que ele cometa erros, não saiba lidar com alguns desafios e, por consequência, fique insatisfeito com a solução, desejando romper a parceria com você;
- Resultados mais rápidos: com o conhecimento necessário, seu cliente consegue utilizar melhor o serviço e os resultados começam a aparecer de maneira mais ágil;
- Diminuição de custos: de acordo com pesquisas especializadas, as empresas que investem mais na aquisição do que na retenção de clientes, acabam gastando até sete vezes mais. Ou seja, apostar nesta estratégia é uma oportunidade de cortar gastos desnecessários.
Entenda os maiores motivos para aplicar o método
Fiz questão de falar sobre os motivos de realizar o onboarding em um tópico separado, para que você entenda como pode, ao mesmo tempo, agregar valor e ter mais proximidade com o seu público.
Mas, antes, preciso te explicar que esta tática está totalmente associada aos métodos de marketing para TI. Afinal, ela é essencial para ajudar a garantir a satisfação do seu cliente.
E sabe o que é melhor? Quando ele fica satisfeito com o seu produto ou serviço, acaba se tornando um divulgador da sua solução e te indicando para novos parceiros.
Ou seja, além de atrair o seu cliente para a compra, é preciso dar continuidade ao trabalho. E, uma das maneiras mais eficazes é gerar encantamento, através de uma excelente implementação.
Mas, voltando a falar sobre os motivos, separei algumas razões que mostram por que a sua empresa precisa apostar neste serviço. Veja:
Eliminação de dúvidas
Um dos maiores propósitos do método, é esclarecer os principais questionamentos dos clientes. Portanto, com isso é possível eliminar impasses e mostrar como funcionam os detalhes técnicos das soluções que você vendeu.
Configuração do serviço
Além de responder às perguntas mais comuns, o onboarding também é essencial para configurar o serviço e mostrar as opções simples e complexas para o seu cliente. Assim, ele mesmo consegue realizar ajustes, caso seja necessário.
Aproximação e engajamento
Do mesmo modo, o momento da implementação é fundamental para criar um vínculo entre você e a empresa que contratou a sua solução. Portanto, aproveite a ocasião para mostrar o valor do seu serviço, ser prestativo e reforçar o relacionamento com o cliente.
Além disso, deixe claro que está sempre à disposição para o suporte que ele precisar.
3 passos essenciais para realizar o serviço
Por fim, quero te ajudar a começar este tipo de tarefa. Por isso, a seguir vou listar 3 passos para realizar um onboarding de sucesso. Confira:
1º passo: conheça seus melhores clientes
Com as informações dos cases de sucesso em que você auxiliou, é possível inspirar ainda mais seus parceiros e mostrar exemplos reais de como alcançar resultados incríveis com a sua solução.
2º passo: monitore os resultados
Sem dúvida, além de esclarecer dúvidas e engajar com seus parceiros, é importante analisar suas jornadas. Aliás, o monitoramento é uma parte essencial no pós-venda, já que te ajuda a entender se a sua solução está sendo utilizada da forma correta, ou existe algo que pode ser melhorado.
Desse modo, caso algum cliente não esteja satisfeito, é possível agendar uma reunião ou encontrar um novo caminho, para que ele volte a ver valor em seu serviço.
3º passo: use uma ferramenta de marketing
Por fim, uma boa ideia é utilizar uma ferramenta de automação para onboarding. Assim, você consegue melhorar os processos e guiar seus clientes com materiais que esclareçam suas dúvidas e ajudem a melhorar os resultados.
Aliás, o marketing para TI é essencial neste caminho. Portanto, abuse da produção e divulgação de bons conteúdos, sejam eles textos para blog, e-mails marketings criativos ou vídeos. Independente do formato, o importante é manter a conexão com quem confia em seu trabalho.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre este método?
Então, tenho certeza que você vai adorar assistir um vídeo cheio de informações sobre o processo.
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