Carreira

Ξ 1 comentário

O dilema de Alice

publicado por Willy Thorpe

Qual caminho seguir - O dilema de AliceA certa altura da viagem, Alice para em um cruzamento que se divide em duas longas estradas e na bifurcação entre uma estrada e outra, avista um felino. Ela pergunta então ao gato – “Sr. Gato qual o melhor caminho que devo seguir?” então ele a responde – “Depende muito onde você deseja chegar”.

Uma pequenina história, mas que possui um gigantesco significado em nossas vidas. Esse trecho pertence ao livro “Alice no País das Maravilhas” (Alice in Wonderland) de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865, referente ao capitulo em que a personagem principal (Alice) encontra o famoso Gato de Cheshire ou Gato Que Ri. muito o que aprender com os livros infantis, muitas literaturas trazem profundos ensinamentos e nos fazem pensar, refletir através de seu conteúdo bastante rico mesmo para a nossa idade adulta.

Baseado neste contexto apresentado, pergunto: – “Você sabe onde deseja chegar?” Parece algo simplório de responder, mas acredite, a grande maioria das pessoas não sabe responder essa pergunta, ou por que nunca a fizeram a si mesmos, ou simplesmente são arrastados pelas “ondas” impostas pela sociedade, pela filosofia da empresa que trabalha ou pelo círculo de relacionamentos que convive. E isso é um grande problema que se acumula com o tempo e irá fatidicamente refletir mais adiante, pois não saber e/ou protelar essa resposta, desencadeia inúmeras frustrações de caráter profissional e pessoal. Quando não temos essa pergunta respondida, dificilmente estamos felizes, satisfeitos, vivemos angustiados, sem rumo, sem objetivos. E justamente quando estamos fragilizados, nos tornamos presas fáceis para viver os sonhos de outrem (dono da empresa, chefe, gestor) e esquecemos completamente dos nossos sonhos, de nossa essência, de nossa vida em família com nossos pais, filhos, esposa, marido.

Portanto, pare um pouco, reflita, olhe a sua volta e tente responder a pergunta (a mesma de Alice) em sua vida, “Onde quero chegar?”, você está em busca de dinheiro, sucesso, qualidade de vida ou os três juntos? Se você já tem a sua resposta como eu, excelente, maravilha, você está de parabéns e no caminho certo, caso contrário busque responder esta questão com todas as suas forças, como sendo um dos maiores tesouros para a sua jornada, pois ninguém trará essa resposta pronta para você. Viva os seus sonhos e não se venda pelos sonhos dos outros. Pois acredite, digo-lhe com bastante propriedade, quando o “cinto apertar” pode ter certeza que as madrugadas perdidas em claro vivendo o sonho de outrem, longe de seus filhos e familiares, se resumirão a breves “tapinhas” nas costas, nada mais que isso. Trabalhe em um lugar que você se sinta bem, que lhe incentive para que você alcance seus sonhos e objetivos, busque uma empresa que seja sua aliada, sua parceira e, lhe faça se sentir ao termino do dia melhor do que quando entrou. Ficção? Não, acredite este lugar existe, você é que procurou errado. Há sempre um lugar ideal para você, basta procurar. Como dito pelo filosofo Confúcio “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.

Serei analista, desenvolvedor, arquiteto de software, DBA? Farei uma graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado? Farei cursos fora do país ou investirei em certificações? Há inúmeros caminhos de sucesso que se pode tomar em nossa área computacional, alguns começam por uma vertente e continuam até o final da carreira, outros durante anos migram de “galho em galho” até encontrar uma opção que lhe satisfaça as expectativas. Já outros vão em busca de maiores ganhos financeiros sem se preocupar com a qualidade no trabalho ou qualidade de vida, mergulham tão profundamente que esquecem de si mesmos. Ganham dinheiro, perdem a saúde, depois perdem o dinheiro acumulado para recuperar a saúde. Como vemos, há uma infinidade de caminhos a serem tomados, mas a grande maioria, quando estão diante de “cruzamentos” como retratada na história infantil, se deixam levar literalmente pela “maré”. Deixar-se levar pela “maré” é abdicar de suas escolhas, é deixar de viver seus objetivos, sonhos e deixar de ser feliz, é viver em um barco a deriva.

É preciso se perguntar caro leitor(a) todos os dias “Onde eu desejo chegar?” e respondendo esta pergunta intima, certamente para os mais religiosos como eu, o nosso pai celestial ajuda-nos, já para os mais pragmáticos o Universo conspirará a seu favor, não tenha dúvida quanto a isso. Quando estamos satisfeitos com a nossa carreira, consequentemente somos bem remunerados, as oportunidades surgem, as portas se abrem. Há um jargão dos navegantes náuticos que diz “Nenhum vento é favorável para a embarcação que não possui uma rota definida”, se formos levar esse pensamento para a vida, vemos que é uma grande verdade. Os profissionais de sucesso, os profissionais felizes e realizados, possuem uma rota traçada. Claro, como todo percurso há tempestades pelo caminho, desvios, mudanças de estratégias, e muitas das vezes essas mudanças de estratégia nem sempre agrada “Gregos e Troianos”, mas observem que estes profissionais de sucesso sempre continuam e persistem na mesma rota.

Há uma infinidade de exemplos de sucesso que posso citar. Um desses exemplos refere-se a um amigo que se graduou com louros em uma das melhores universidades públicas do país no curso de Ciência da Computação. Desde a época em que o conheci, logo após o termino de sua graduação, ele sempre externou que não queria seguir a carreira computacional, queria algo voltado menos para a máquina e mais para o ser humano (rota traçada e definida). Resultado, alguns anos depois encontro o mesmo amigo, realizado e bastante feliz com sua área de atuação, conseguindo assim cidadania em outro país e fazendo com muito amor o seu trabalho atual voltado para o ser humano.

Sempre ouço colegas de nossa área, dizendo que gostaria muito de cursar o tão sonhado mestrado, mas que andam sem tempo, sem dinheiro e uma infinidade de outros contratempos. Pesquisando recentemente sobre Mestrados, descobri que o famoso Edward Snowden (ex-analista de inteligência dos EUA e centro das atenções da imprensa mundial) realizou o seu mestrado a distância. Não adentrei muito em detalhes sobre o curso realizado pelo cidadão, mas conclui mais uma vez que “quem quer faz, quem não quer inventa sempre uma desculpa”. Para os interessados a Universidade de Liverpool (The University of Liverpool) oferece mestrado de qualidade a distância (EAD) para os que dizem estar “sem tempo”, basta acessar o site ( http://www.liv.ac.uk/study/online/programmes/ ) e se informar. Se Snowden conseguiu, por que você não pode conseguir também? A direção é mais importante que a velocidade.

Pense e reflita e na próxima vez que você se deparar com um “cruzamento” não pare para perguntar nada ao “felino”, simplesmente vá e siga sua direção, tenha sua rota definida e siga em frente, encontre sua felicidade. Se hoje você ainda não tem uma caminho traçado ou não está dando muito certo as escolhas feitas, pare novamente, reflita, mude o trajeto ou mesmo reprograme sua meta, busque o bem para o seu íntimo e para aqueles que estão a sua volta e você certamente viverá melhor, um dia atrás do outro. “Hoje, melhor do que ontem, pior do que amanhã”.

Conclusão, recapitulando. O que preciso saber para ser mais feliz?

  • Saber onde desejo chegar;
  • Não viver os sonhos dos outros, viver os meus sonhos;
  • Perguntar-me sempre “Onde desejo chegar?”;
  • Saber que “Nenhum vento é favorável para a embarcação que não possui uma rota definida”.

Agora eu tenho uma pergunta para lhe fazer…

Na sua vida, principalmente ligado a sua profissão, você já teve a sensação de estar nesse “cruzamento” sem saber que lado seguir?

Você faz ideia agora da importância essencial de se ter uma rota definida para a sua vida?

Divida conosco a sua experiência, ficarei muito feliz em poder conhecer sua história.

Até a próxima!

[Crédito da Imagem: ShutterStock]

  •  
    1
    Share
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Willy Thorpe é Arquiteto de Software de uma grande companhia no Brasil e Escritor. Especialista em tecnologias Microsoft, atua no mercado desde 1995 desenvolvendo soluções para inumeras companhias no Brasil. Já participou de muitos treinamentos oficiais de TI em território nacional e no exterior. Com um olhar diferenciado, busca o melhoramento constante, como pessoa, como profissional, objetivando absorver através do aprendizado diário, conhecimentos e experiências que, o tornem cada vez mais atuante e contribuidor para uma sociedade melhor e mais justa como um todo.

Willy Thorpe

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.