Muita gente acredita que os smartphones revolucionaram os tempos atuais unicamente por causa dos aplicativos. Alguns extremamente úteis, ligados a um ramo profissional específico. Outros mais genéricos, de diversão, cultura, educativos ou do dia a dia, como os bancários e os que ajudam na locomoção e trânsito.
Não há como negar as facilidades e praticidade que cada um deles trouxe aos pais e profissionais de todo o planeta. No entanto, poucos se dão conta da verdadeira revolução silenciosa que vem acontecendo, sem que quase ninguém perceba: como as relações comerciais se modificaram.
É isso mesmo, pode-se comprar de tudo, fazer reservas em restaurantes, hotéis, voos internacionais, comprar ingressos de shows, pedir delivery, realizar pagamentos e transferências bancárias, tudo com um simples smartphone. Se, mesmo com estas facilidades, o dia a dia é tão corrido, já parou pra imaginar como sua vida seria sem elas?
Segundo pesquisas do setor, em breve, quase a totalidade dos pagamentos será realizada sem moeda corrente. A BBC apurou que no Reino Unido, as transações cashless já ultrapassaram com folga as que ainda utilizam dinheiro em espécie.
Empresas como a PedidosJá, que realiza delivery de alimentos diversos, já vende mais de 50% de suas entregas sem utilizar dinheiro. Quase 7.500 estabelecimentos trabalham basicamente com cartões e tickets refeição. Uma mudança gigantesca, se comparada com o que acontecia em 2011, no início de suas operações no país.
Existem sites que funcionam como verdadeiras instituições financeiras, como o MercadoPago ou o PagSeguro. Através deles, o consumidor compra livros, DVDs, ingressos de shows (pré-vendas) e até pode pagar parcelado, só depois que a mercadoria chegar à casa da pessoa. Prático e seguro.
É possível também realizar compras e incluir o valor na conta telefônica. Algumas companhias já disponibilizam o serviço aos seus clientes. Parece que dinheiro de papel será algo muito restrito, em pouco tempo. É o futuro que chegou!