Para quem está alheio às crises globais, é importante esclarecer que atravessamos uma escassez de semicondutores, que, segundo a Financial Times, deve durar ao menos mais dois anos. Logo, os componentes utilizados na confecção de chips, mais especificamente as lentes utilizadas para litografia em silício, estão cada vez mais raras e com um elevado valor, devido a dificuldade de encontrar os semicondutores.
Ou seja, em meio a uma moeda desvalorizada e uma crise de semicondutores que impacta diretamente em todos os setores que dependem de dispositivos eletrônicos, encontrar um notebook com um valor mais acessível e de qualidade boa, está longe de ser uma tarefa simples.
Na hora de escolher um notebook, é importante que primeiro você elenque as suas necessidades, que podem ir desde um equipamento voltado para o trabalho, onde elementos que favoreçam as reuniões e demonstrações são mais relevantes, para os estudos, quando a mobilidade é o fator preponderante, ou simplesmente o equipamento mais robusto que você pode adquirir dentro do seu orçamento.
Para facilitar essa busca, listamos alguns dos melhores notebooks até 2000 reais para você deixar no seu radar, se valendo principalmente de alguma solução como aplicativos e serviços para monitoramento de ofertas, pois, os valores podem variar. Confira abaixo quais são as nossas recomendações:
Lenovo Ideapad S145
A opção de entrada da marca chinesa Lenovo, o Ideapad S145 conta com um processador Celeron N4000, um HD de 500GB de armazenamento, 4GB de memória RAM e uma tela de 15,6″ polegadas antirreflexo. Ou seja, está longe de ser um equipamento potente, mas para aplicações mais simples, como estudos, é uma boa alternativa.
É importante salientar que a tela antirreflexo, somado ao peso de apenas 1.85kg e uma bateria que pode chegar a uma autonomia de até 5 horas, o Lenovo Ideapad S145 é perfeito para quem deseja um equipamento que seja amigável para o transporte diário.
Chromebook Acer C73
Equipado com o sistema operacional da Google, o Chrome OS, que assegura uma integração maior com os serviços da empresa, o Acer C73 possui uma estética minimalista com pontos menores de fragilidade em sua estrutura, proporcionando uma mobilidade mais segura para o equipamento.
Somado a essa estrutura mais resistente, o C73 ainda é equipado com uma tela touch screen TFT com abertura de 180 graus, excelente para demonstrações e reuniões. Tudo isso com um processador Celeron N4000, 4GB de memória RAM e um HD de 32GB de armazenamento, visto que a intenção é justamente utilizar o sistema de nuvem da Google.
Multilaser Legacy Air
Para quem busca por um equipamento nacional para assegurar um valor de compra maior, a melhor opção é o dispositivo de entrada da Multilaser, o Legacy Air, que dispõe de uma tela Full HD de 13,3″, um processador Intel Core Celeron N3350, HD de 64GB de armazenamento, 4GB de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada, a Intel HD Graphics.
Sim, apostar em uma empresa nacional irá garantir que o seu dinheiro tenha um poder de compra maior, logo, o Multilaser Legacy Air é a melhor configuração possível dentro desta margem de preço.