Tecnologia

Ξ 1 comentário

NFC – Interatividade ao alcance de todos

publicado por Vinicius Passos Silva

A NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que surgiu a partir da RFID (Radio Frequency Identification).

A Radio Frequency Ientification – RFID, permite a comunicação entre dois dispositivos à média ou longa distância, por meio de radiofrequência,onde um deles traz uma fonte de energia elétrica e age ativamente, buscando informações no outro dispositivo, que não necessita de uma fonte de energia própria para funcionar. Como por exemplo os “tags” de passe livre nos pedágios.

A Near Field Communication – NFC, como o nome sugere, limita o campo de atuação de frequências para uma distancia de até 05 centímetros, onde um dispositivo com uma fonte de energia age ativamente e troca informações como o outro dispositivo que deve ser aproximado. Assim, é necessário estar bastante próximo ao dispositivo ativo para que haja a troca de dados, o que a torna bastante segura.
É importante observar que a troca de dados via NFC são obtidos da fonte passiva pela fonte ativa. Assim, as informações contidas em qualquer aparelho que use a tecnologia NFC não podem ser acessadas por outros dispositivos.

Mas como essa tecnologia está sendo usada?

Se esta é uma tecnologia que pode trazer tantas facilidades para a vida das pessoas, ela deve estar em um dispositivo que esteja presente 24 horas por dia na mão dos usuários. Por isso, a melhor aplicação encontrada até agora é a implementação da NFC em aparelhos celulares.

Em países como o Japão, já é possível conferir a tecnologia sendo utilizada no dia a dia. O sistema de metrô permite que passagens sejam compradas com a aproximação do aparelho de telefone às catracas. Desta forma, objetos comuns do cotidiano transformam-se em “objetos inteligentes”, capazes de armazenar e transmitir informações.
Existem inúmeras formas de usar a NFC. Muitos acreditam que ela deve substituir os códigos de barras e até mesmo os cartões de crédito. Assim, o consumidor não precisaria mais buscar por máquinas de leitura nas lojas, basta aproximar o celular para conferir o preço do produto. Ao final da compra, para efetuar o pagamento, basta a mesma ação em um aparelho instalado no caixa.

A BMW apresentou um protótipo de chave que utiliza o NFC. Com ela, seria possível realizar várias atividades. Em um breve vídeo, as possibilidades são demonstradas: os usuários seriam capazes de comprar passagens de trem ou metrô usando um sistema exclusivo adaptado ao carro, além de pagar por qualquer outro serviço ou produto em pontos de venda.

Além disso, a tecnologia pode estar em documentos, facilitando o impedimento de acesso de adolescentes a locais como bares e clubes noturnos, por exemplo. Com a NFC, também seria possível assistir ao trailer de um filme apenas colocando o aparelho celular próximo ao seu cartaz ou transmitindo as imagens de sua câmera digital para sua TV Led somente aproximando os aparelhos.

Ampliando os campos da NFC, o novo modelo de smartphone da Samsung, Nexus S, traz a tecnologia já acoplada ao aparelho.
Boatos circulam pela internet, com informações de que a Visa estaria testando na Europa um sistema de pagamento de metrô, similar ao de Tóquio, utilizando o último modelo do iPhone. Com isso, espera-se também que a nova geração dos gadgets da Apple – iPhone, iPod Touch e iPad – contem também com o sistema.

Não existem limites para as possíveis aplicações proporcionadas por essa nova tecnologia, especialmente para celulares.

Vinícius Silva
@VipsilvaTI

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Vinícius Passos Silva é Graduado em Sistemas de Informação com Pós Graduação em Gestão de Projetos e MBA de Gestão em Tecnologia da Informação. Possui 21 anos de atuação no mercado de Tecnologia da Informação tendo atuado em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Vinicius Passos Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.