Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Network Attached Storage(NAS) caindo no gosto dos brasileiros

publicado por Gustavo Carvalho

Network Attached Storage(NAS) caindo no gosto dos brasileirosNo mercado de TI brasileiro, ainda é (e muito) comum encontrarmos empresas que utilizam Servidores para o compartilhamento de arquivos (File Server) internamente. Esta é uma tecnologia que foi útil por muitos anos, porém está se tornando “ultrapassada”. Um dos pontos que está impactando na crescente inutilização destes servidores de arquivo é a tão falada TI verde, que está auxiliando o mercado de TI a diminuir o consumo de energia em Data Centers, que convenhamos é um número absurdo, pois o consumo dos equipamentos somados ao consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado é exorbitante.

De encontro à inutilização destes servidores, encontra-se o conceito de armazenamento chamado de Unificado, onde o Storage é utilizado para armazenar tanto blocos de dados – ou dados estruturados – (normalmente utilizados por aplicações como Bancos de Dados, sistemas ERPs, entre outros) quanto arquivos – dados não estruturados – (fotos, vídeos, documentos, entre outros). Com a adição de um Network Attached Storage (NAS) em seu Data Center, não é mais necessária a utilização dos servidores de arquivos, que consomem energia adicional, aumentam a temperatura do ambiente (“forçando” ainda mais a utilização de ar-condicionado) e utilizam grande quantidade de espaço em um Rack! Consolidando todos os servidores de arquivos em um NAS, além de todos os benefícios citados acima, para compartilhar os arquivos para diferentes plataformas, basta criar os “Shares” na rede para NFS, CIFS e SMB, facilitando a criação e compartilhamento das pastas em sua rede!

Dependendo da tecnologia que é colocado, é possível agregar diversas funcionalidades a solução unificada, como a desduplicação de arquivos ( funcionalidade de armazenar o mesmo arquivo somente uma vez, diminuindo assim o espaço utilizado dos servidores de arquivos), integração com os servidores de Antivirus (com compatibilidade com os principais vendors, como Kaspersky, Symantec e McAfee) e entre outras tecnologias de mercado.

Equipamentos Unified no mercado brasileiro

Encontramos no mercado brasileiro um crescente número de aquisições destes equipamentos chamados de Unified, fornecidos pelas empresas EMC,  NetApp, IBM, HDS e Dell.

Dentro destes fabricantes, encontramos equipamentos com frequentes atualizações tecnológicas e inovações no mercado de TI! As tecnologias que encontramos são: Fast Cache (utilizada para expandir a memória cache com discos SSD),  tecnologia de Fast VP – Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pool – que realiza a movimentação automática dos blocos de dados de acordo com a quantidade de acessos que cada bloco possui. Utilizando estas tecnologias em conjunto, aumentando a memória cache para colocar os dados mais acessados do equipamento e realizando esta movimentação dos dados automaticamente agrega um retorno de investimento (ROI) a sua empresa, garantindo um melhor tempo de resposta a sua aplicação e melhor utilização/otimização de seu equipamento.

Espero que tenham gostado deste artigo sobre NAS, pois este é o primeiro de uma série de artigos para falar sobre o armazenamento de dados e as melhores soluções do mercado, fazendo uma análise de cada uma delas, deixado para o leitor escolher qual solução se encaixa em seu ambiente!

[Crédito da Imagem: Storage – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Network1, voltado para o desenvolvimento da linha de produtos da Hitachi Data Systems, graduando Engenharia da Computação, tendo trabalhado como Pré-vendas em distribuidoras com soluções de disponibilidade de Dados e armazenamento.

Gustavo Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes