Redes & Telecom

Ξ 1 comentário

Monitoramento de Infraestrutura – Qual a melhor opção ?

publicado por Fabio Bianco

Monitoramento de Infraestrutura - Qual a melhor opção ?Atualmente, é praticamente impossível trabalhar com um número grande de ativos de TI sem ter um sistema eficiente para monitorá-los.

No mercado existem muitas opções para facilitar a vida de quem precisa ter um controle preciso em relação ao hardware utilizado dentro da sua empresa.

Quem não tem como pagar por uma opção mais completa, optando por não arcar com custos de licença, pode utilizar o Nagios, Zenoss, Cacti, Zabbix ou MRTG. Estas aplicações tem condições de monitorar, desde o tráfego de rede de cada interface, bem como disponibilidade de serviços, servidores, links, uso de disco, memória, cpu, entre outras funções.

Apesar de não ter custos de licença, a implementação, a manutenção e as possíveis alterações nas configurações precisam de uma mão de obra mais especializada, que pode acaba gerando custos extras.

Como outra opção, temos o OpManager. que tem um custo inicial mais elevado, pois é necessário adquirir a da licença da aplicação e uma licença para cada dispositivo a ser monitorado. Porém, tem uma interface muito mais amigável e uma estrutura de banco de dados bem mais estável pois roda em cima de plataforma SQL.

Um dos requisitos básicos para o funcionamento do Nagios, é a instalação de um client para o envio dos “traps”, via protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol). Isso demanda um esforço bem maior no momento da implementação comparado ao OpManager que apesar de também usar o mesmo protocolo, não necessita de instalação de nenhum cliente, somente do serviço SNMP ativo nos dispositivos a serem monitorados, e das portas de comunicação liberadas no firewall.

Além de ser utilizado para monitoramento de infraestrutura, o OpManager pode ser utilizado para a criação de um CMDB detalhado, além de fornecer as informações para a geração de um Capacity Planning, permitindo um planejamento mais preciso do recursos a serem ampliados ou substituídos.

[Crédito da Imagem: Monitoramento de Infraestrutura – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional da área de TI há 12 anos, atualmente atuando como especialista em infraestrutura na Crivo Transunion Formado em Tecnologia em Processamento de Dados, e Gestão de TI. Responsável pela área de mobilidade, em relação às plataformas de gerenciamento e homologação de aplicações para uso em dispositivos móveis, monitoramento de infraestrutura e gestão de servidores Windows/Linux

Fabio Bianco

Comentários

1 Comment

  • Muito bom artigo. Estamos em fase de implantação de uma ferramenta de monitoração aqui na empresa e com certeza estas informações serão de grande valia para definirmos a plataforma que melhor se adequa ao nosso ambiente.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.