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Marketing para MSP: devo ter uma equipe interna ou uma agência externa?

publicado por Luís Montanari

pessoas em volta da mesa trabalhandoConheça as vantagens que esses dois modelos podem trazer para a sua empresa de Serviços Gerenciados de TI

Hoje, para quem trabalha com Serviços Gerenciados de TI, contar com uma estratégia de Marketing para MSP é fundamental. Afinal, a geração de leads tem grande importância para você conquistar mais clientes e crescer o seu negócio. Mas, a maioria dos proprietários de empresas, sabe que não tem tempo para se dedicar inteiramente a isso. E é nessa hora que surge a dúvida: contratar uma equipe interna ou uma agência externa?

Pois é, esse questionamento é mais comum do que parece. Por isso, nesse texto vou te mostrar as vantagens de cada hipótese para você entender melhor. Assim, conseguirá enxergar as opções com maior precisão e fazer a escolha mais assertiva para a sua empresa.

Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura e confira!

Benefícios de ter uma equipe interna para Marketing para MSP

Primeiramente, vamos te mostrar os benefícios de construir um departamento interno para cuidar do marketing da sua empresa de Serviços de TI. Confira:

1 – Melhor conhecimento da marca e do perfil de clientes

Tendo uma equipe interna de Marketing para MSP, você consegue estar mais próximo das ações de marca, do setor e, também, dos seus clientes. Dessa forma, toda vez que precisar fazer uma pesquisa de mercado para uma campanha de branding, por exemplo, terá um melhor contato com a sua base de clientes para ser mais assertivo em suas ações.

Uma agência externa, geralmente, não tem um contato tão próximo com esse público. Sendo assim, pode ser mais difícil para eles se comunicarem e se posicionarem corretamente com seus clientes em campanhas, posts e anúncios.

2 – Visão completa sobre o processo de marketing

Tendo um método de Marketing para MSP dentro da sua empresa, você pode manter um contato mais próximo sobre tudo o que é feito. Além disso, o controle estará em suas mãos, tendo total autoridade para fazer o que quiser. Assim, não precisa se preocupar em lidar com áreas externas que, talvez não entendam muito do mercado de Serviços Gerenciados de TI. Com isso, você garante, também, mais segurança para que tudo saia de acordo com o seu gosto.

3 – Oportunidade de desenvolver novos talentos em sua equipe

Com uma equipe interna, você pode investir na capacitação dos seus funcionários. Desse modo, eles podem aprender mais sobre o mercado do marketing e, também, de MSPs. Assim, você terá à disposição, colaboradores totalmente capacitados para exercerem as suas funções. Um outro grande benefício disso, é que você constrói maior lealdade com sua equipe. Em uma agência terceirizada, você não tem o controle total da equipe, ou seja, não pode evitar uma demissão ou sugerir uma contratação, por exemplo.

Benefícios em terceirizar uma agência para cuidar do Marketing para MSP de sua empresa

Agora que você viu mais sobre a equipe interna, vamos te mostrar os benefícios de poder contar com uma agência terceirizada para cuidar das suas estratégias. Confira:

1 – Conte com uma equipe especializada em marketing

O marketing é uma área bem ampla e complexa. Os profissionais desse ramo têm grandes responsabilidades e funções como, por exemplo: cuidar das mídias sociais, site, blog, SEO, e-mails, branding, eventos e muito mais. Por isso, é preciso contar com quem realmente tem experiência.

Com uma agência de marketing de qualidade, com certeza, você encontra profissionais capacitados, pois eles investem seu tempo e dinheiro na contratação e capacitação para terem o melhor time possível. Assim, você pode ter a segurança de contar com uma equipe preparada e especializada para desenvolver um excelente trabalho de marketing.

2 – Mantenha sua equipe focada nas principais responsabilidades do seu negócio

Quando você decide construir uma equipe de marketing do zero, isso acaba tomando um grande tempo e esforço até que ela se concretize. Ou seja, ao invés de se concentrar em suas tarefas de MSP, terá que dar uma grande atenção à construção desse novo time. Além, é claro, de todo tempo de treinamento dos colaboradores até que estejam alinhados com a sua empresa.

Sendo assim, com a contratação de uma equipe terceirizada, você pode dedicar suas energias ao que realmente precisa de maiores esforços em uma empresa de Serviços Gerenciados de TI.

3 – Maior economia e escalabilidade
Se a sua empresa ainda não for tão grande, contratar uma agência terceirizada de marketing pode ser a alternativa mais econômica para o seu bolso. Ainda mais, se no início, precisar apenas de certos serviços. De acordo com o crescimento da sua empresa, você pode ir contratando mais serviços da agência para aprimorar, cada vez mais, o seu marketing. Você pode solicitar essa adição, sem precisar contratar novos funcionários. No caso de uma equipe interna, por exemplo, você teria que gastar mais para atribuir novas funções a outros colaboradores.

4 – Menor preocupação com questões trabalhistas
Um dos maiores benefícios em contratar qualquer tipo de serviço é evitar se preocupar com diversos pontos. E um deles, são as questões trabalhistas. Ou seja, com uma agência terceirizada, você não precisa se preocupar com salário, férias, demissões, contratações, décimo terceiro e muitos outros pontos. Isso será responsabilidade total da empresa contratada. Dessa forma, você pode até garantir uma estabilidade maior para o seu negócio, já que não se preocupará com todas essas questões.

Mas afinal, qual a melhor opção?

Como você pode ver ao longo desse texto, ambos os modelos têm suas vantagens. Mas, e se eu te falar que é possível contar com esses dois métodos em sua empresa? Pois é, você pode ter tanto uma equipe interna de marketing, como também, uma agência contratada. Nada te impede de fazer isso, afinal, você estará juntando todas as vantagens que os dois modelos te oferecem.

Você pode, por exemplo, deixar a agência cuidando dos posts das redes sociais e dos conteúdos de blog, enquanto seu marketing interno pode se dedicar ao relacionamento com seus clientes e, também, possíveis clientes.

Com certeza, você colherá ótimos frutos com a junção de estratégias de Marketing para MSP internas e terceirizadas.

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

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