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Incentivando a equipe de vendas

publicado por Heid Oliveira

Figura - Incentivando a equipe de vendasÉ de conhecimento geral que a economia do Brasil não anda bem, sabemos disso, estamos caminhando dentro das incertezas da administradora deste país, a máquina pública, mas quando se trata de liderar uma equipe de vendas, que também sabe, também lê que tudo vai mal o tempo todo, é difícil motiva-los, então o que fazer?

Muitos vendedores, dos mais diversos seguimentos defendem sua má performance apontando notícias e anúncios de problemas em todo circuito financeiro, mas será que realmente tudo vai mal?

Para responder essas duas questões, ouvi e guardei algumas palavras de um gestor de equipe do ramo imobiliário, e o que ouvi foi algo muito interessante e que vale a pena refletir. Ele me disse o seguinte: “A crise está ai, nós sabemos, mas as pessoas continuam precisando morar em algum lugar, se locomover de alguma maneira, vestir, comer e se divertir”.

É claro que tomadas as medidas de proporção do entendimento, nem todos os brasileiros estão desempregados, nem todos estão sem sonhos e sem vontade de continuar batalhando por suas conquistas.

Isso significa que ainda há um movimento que impulsiona de alguma forma a economia e que neste momento pode significar a diferença entre o fracasso de um empresa ou seu sucesso, porém a palavra sucesso hoje tem um significado, um peso diferente, sucesso hoje é sinônimo de conquistar a manutenção de um negócio saudável, sem grandes dívidas, fluindo, onde o quadro de funcionários é mantido e a empresa no azul.

Voltando a primeira questão, o que motiva uma equipe, neste cenário, onde a contaminação de ideias negativas e notícias nem um pouco entusiasmadoras minam qualquer vontade de empenho?

Diante desta questão, a resposta foi simples e clara: “Manter um ambiente otimista”. E não é difícil, quando você ouve nos corredores: “tá ruim né!”. Devolva: “não está não”. Ir contra a ideia pessimista, mesmo que ela tenha um fundo de verdade, faz com que a pessoa pare para pensar, imagine uma ação sobre isso, e geralmente o resultado é positivo, porque aquela ideia acomodativa de que tá ruim e não tem o que fazer, perde a força.

É claro que há outros incentivos, como promoções e recompensas para os melhores desempenhos, mas nada é mais forte do que palavras que se opõe ao negativismo, acredite o resultado é eminente.

Vender é uma arte, manter-se ativo é uma escolha, o sucesso é um resultado e o empenho é o caminho até lá.

Particularmente passei da fase negativa para a otimista, usando a criatividade e aproveitando oportunidades nunca antes imaginadas, as vezes é necessário reciclar as ideias, mudar um pouco o caminho que leva a realização dos objetivos, a mudança do caminho não significa um fracasso, pelo contrario, significa que sua capacidade de adaptar-se é imensamente maior que o sentimento de derrota e a decepção de não ter prosseguido no caminho escolhido.

[Crédito da Imagem: Incentivando a equipe de vendas – ShuterStock]

Autor

Profissional com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação, pós graduada em Mercado de Capitais e Gerenciamento de Banco de dados, minha especialidade é trabalhar com pessoas, amo liderar equipes. Trabalhei em empresas de grande porte e também em menores, sempre com o mesmo empenho.

Heid Oliveira

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