Carreira

Ξ 2 comentários

A importância das certificações

publicado por Pietro Zuchinali

A importância das certificaçõesHá bastante tempo a importância das certificações na área de TI tem gerado debates e opiniões diversas. Pode-se dizer que atualmente existe uma maior tendência de aceitação do valor estratégico da certificação no currículo do profissional da área de TI. Isso provavelmente vai ao encontro das constantes mudanças e atualizações que se fazem necessárias para quem trabalha com tecnologia.

É cada vez mais comum as ferramentas mudarem rapidamente assim como a exigência de se dominar essas ferramentas e tecnologias se torna imprescindível dentro de um mercado de trabalho cada vez mais acirrado por profissionais de qualidade. Aliás, essa é uma dinâmica bastante interessante: o mercado de tecnologia se torna cada vez mais restrito para profissionais com qualidade mediana e cada vez mais aberto para profissionais com alta qualificação.

Como citado acima a importância das certificações para o profissional de TI não tem unanimidade de opiniões. Alguns argumentam que não demonstram a verdadeira qualidade de um profissional, pois não passam de um papel com pouco valor real. Já aqueles favoráveis à pratica, citam que a certificação pode ser justamente o mais importante no momento de uma contratação ou até de uma promoção interna. Em certos casos, onde o cargo exercido é extremamente técnico e crítico, a certificação não é diferencial e sim o fator chave para a contratação.

Penso que, cada vez mais, será importante o profissional contar com certificações em seu currículo. Na pior das hipóteses, irá facilitar a comunicação com o entrevistador em um momento de busca por novas oportunidades. As certificações acabam agregando valor as suas experiências anteriores e são uma forma de comprovar conhecimento em determinada área.

No cenário atual, onde o Brasil está progressivamente aumentando investimento em tecnologias e infraestrutura de TI e Telecomunicações, as certificações terão papel fundamental na busca de melhores oportunidades. E nesse contexto, profissionais que agreguem graduação sólida, cursos de especializações e certificações com alto reconhecimento, sairão na frente. Vale lembrar que por vezes uma certificação fora do escopo técnico também pode ajudar a dar aquele salto na carreira. Por exemplo, quem tem o TOEFL no currículo com certeza terá destaque em uma seleção.

Na hora de escolher a certificação que você irá buscar é importante levar em consideração alguns fatores, assim você escapa de perder seu tempo e dinheiro em estudos que não terão grande valor. São eles:

  • Alinhamento entre seus objetivos na carreira e entre o que o mercado está buscando no momento;
  •  Buscar entidades certificadoras que sejam reconhecidas e líderes na área de certificação em que atuam.

Por fim, vivemos em uma época de imediatismos. Todos nós somos bombardeados por notícias em tempo real, temos acesso a informações do mundo todo, propagandas que nos incitam a consumir cada vez mais e smartphones que não nos deixam perder um minuto sequer do que está acontecendo ao nosso redor. Nesse contexto, para muitas pessoas uma certificação pode parecer mais fácil, concreta e importante do que anos de estudos em faculdades. Esse é um sentimento que vem ganhando força mas com o qual não concordo. Precisamos sempre unir o conhecimento sólido que as faculdades nos fornecem com os práticos e específicos que são fornecidos por certificações tecnológicas.

  •  
    5
    Shares
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Engenheiro de Computação formado pela PUC-RS com pós graduação em Gerenciamento de Projetos com Ênfase em TI. Possui grande experiência na área de telecomunicações, redes, e Infraestrutura de TI. Possui diversas certificações nas área de Governança de TI e Redes e Segurança da Informação. LinkedIN: http://br.linkedin.com/pub/pietro-zuchinali/12/483/9

Pietro Zuchinali

Comentários

2 Comments

  • Prezado Pietro.
    Se tudo fosse uma unanimidade, talvez estivéssemos hoje quebrando pedras e fazendo fogueiras. Assim, toda a discordância relativa tem como pano de fundo a oportunidade para refletirmos e melhorarmos. Tenho observado um fator que creio vale a pena mencionar. A Produtividade. Então colocamos um profissional altamente capacitado, cheio de certificações complementares para executar suas atividades dentro de TI, onde os processos de gestão são medíocres. Imagine que esse processo não possui nenhuma certificação, ninguém olha, ninguém segue, ninguém cuida. Imagina que esse processo não está conectado com os objetivos de negócio e não podem refletir as metas estratégicas e nem tão pouco direcionar as atividades da TI. É fato que as certificações pessoais não farão a diferença para a produtividade e adicionamento de valor ao negócio. Logo, alta competência em processos medíocres é igual a baixa produtividade. Imagine agora o contrário, ou seja: Um processo robusto, talhado para produzir resultados que adicionam valor ao negócio e com pessoal de baixa competência. Teremos da mesma forma um resultado desastroso. Logo processos robustos com baixo nível de competência é igual a baixa produtividades. Assim, como contribuição a sua reflexão e por que não um novo post. Seria interessante ressaltar que temos várias certificações para o escopo de desenvolvimento e suporte de TI, Desde ISO´s a CMMI, assim como temos BPM como modelo de melhores práticas para a gestão por processos de negócio, que certamente, em suas práticas, determinam as competências necessárias para dar sustentação ao processo, e que propiciam o monitoramento do desempenho e adicionamento de valor ao negócio. Creio que a fórmula ideal para se alcançar alta produtividade são processos robustos com pessoal altamente capacitado. Obrigado pela oportunidade de comentar seu post. Sérgio R.Ayres

    • Prezados Sérgio. Muito bom receber seu comentário. Com certeza oportunidades como essa são muito importantes para melhoramos a qualidade dos profissionais do mercado de TI.

      Concordo com sua opinião, porém o artigo tem como intuito falar de certificações na área de TI de forma geral, e não somente as técnicas. Acho de extrema importância investirmos cada vez mais em melhoria de processos. Eu mesmo tenho certificações nessa área e gosto bastante de trabalhar com esse tipo de atividade. A área de TI precisa cada vez mais se tornar organizada, somente assim conseguirá transformar essa enorme quantidade disponível de dados e informação em conhecimento empresarial.

      Abraço, Pietro Zuchinali

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.