Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

HP vem com tudo com os servidores Integrity

publicado por Augusto Vespermann

Se sua empresa for como a maioria das empresas, investir em produtividade e inovação tem sido a adição de servidores, de capacidade de armazenamento e de dispositivos de rede para manter ritmo das demandas do seu negócio. Imagine um cenário onde você gasta mais de 70% do orçamento de TI em operações e manutenção. Isto quer dizer que está gastando 30% de sua verba em inovação. Este não é um cenário ideal se pensarmos na velocidade em que seu negócio e as demandas evoluem e que é inerente ao ramo da tecnologia estar sempre um passo a frente.

Há uma tendência na área de infraestrutura que é ter uma abordagem que combina projeto modular, conjuntos de ferramentas, processos e arquitetura para qualquer carga de trabalho do cliente para ser executado na nuvem. Nesta frente vem o HP Converged Infrastructure que integra computação, armazenamento, rede e recursos com a gestão unificada que pode proporcionar um ambiente virtualizado altamente automatizado e com recursos partilhados.

HP blade server

HP Blade Server

O HP BladeSystem Matrix é a primeira tecnologia convergente da indústria que pode oferecer seus serviços em minutos. Com foco na aplicação, proporciona as características ideais para um ambiente de nuvem privada. A possibilidade de dispor de ambientes complexos de infraestrutura e aplicações em minutos em vez de meses, pode chegar a dobrar a produtividade do administrador e reduzir o custo total de propriedade (TCO) em até 56% se compararmos com a tecnologia tradicional, segundo a HP.

Pode nos ocorrer que as facilidades de operação da tecnologia HP BladeSystem Matrix possa afetar a segurança, mas não é o que acontece, o servidor protege e pode automaticamente recuperar cargas de trabalho valendo-se de uma gama de soluções integradas para tratamento de desastres. O HP Integrity baseado no BladeSystem Matrix com HP-UX é destinado a ambientes de missão crítica e cumpre bem o seu papel.

Funções para tratar informações tais como o consumo de energia, utilização de CPU e de rede, são monitoradas a cada 5 minutos e estes dados são consolidados para gerar cenários ideais e ajudar o administrador a atingir uma eficiência de energia maior. Isso vem ao encontro do que pregam os preceitos da TI Verde que pode ser considerada a onda do momento.

 

OS servidores HP Integrity (NGIS), por serem baseados na tecnologia Blade e por terem uma arquitetura modular unificada, oferecem custos significativamente mais baixos, sem que haja perda de todas as características esperadas de uma infraestrutura de missão crítica. Além disso, a tecnologia Blade Scale permite que as lâminas de servidores Integrity sejam combinadas para escalar até 8 soquetes. Outro ponto forte para justificar a adoção da tecnologia é o comprometimento da Intel com o roadmap do processador Itanium, já anunciado para as próximas 3 gerações, a serem lançadas nos próximos 10 anos, e totalmente compatíveis com os soquetes e sistema operacional da linha NGIS. Adicionalmente, a plataforma de gerenciamento Insight Control reduz drasticamente o custo de gerenciamento da infraestrutura, mitigando a necessidade de várias ferramentas de gerenciamento e treinamentos nas mesmas, além de horas/homem nestas tarefas.

O BladeSystem Matrix possui uma plataforma aberta e extensível e pode executar aplicações externas de armazenamento utilizando HP StorageWorks bem como estruturas de outros fornecedores como EMC e da Cisco. Também é integrado com tecnologias de virtualização da HP, Microsoft e VMware.

Escalabilidade é um ponto que foi bem tratado pela HP nesta tecnologia. Você pode iniciar a sua nuvem privada em um ambiente pequeno e crescer facilmente, adicionando novas unidades computacionais, recursos de armazenamento, telas virtuais além controles de energia e arrefecimento.

Uma coisa interessante na plataforma é que ela vem instalada e testada po profissionais HP antes da entrega em sua empresa. Isso torna o servidor mais confiável e com uma implantação ainda mais rápida e segura. Um ponto a ser lembrado é a HP Technology Services que fornece a pequenas, médias empresas e clientes corporativos uma ampla gama de serviços, abrangendo ferramentas de monitoração, oficinas e serviços de performance e disponibilidade. Os serviços incluem:
– sistema de monitoramento automatizado e diagnóstico remoto;
– oficinas de planejamento de capacidade;
– serviços de missão crítica
– apoio a soluções para o design, avaliação e implantação de toda a infraestrutura de TI e serviços da HP CloudStart.

Como podemos ver, o HP BladeSystem Matrix junto com os servidores HP Integrity é uma versátil solução de infraestrutura que pode agregar valor em muitos ambientes diferentes. Seu provisionamento dinâmico pode agilizar os processos, acelerar o tempo de implantação e melhorar a utilização de seus recursos.

Assista o vídeo falando mais sobre a plataforma:

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.