Diversas empresas buscam ganhos nos lucros e alta performance de seus departamentos e colaboradores.
Neste contexto, boas práticas são de suma importância e em muitos casos verdadeiras agregadoras de valores.
Quando se pensa neste desempenho e qualidades citados anteriormente, diversas atividades, processos e opiniões surgem. O que exige uma organização, no fluxo de como, quando, porque e para que elas serão aceitas e implementadas.
Uma empresa nos dias atuais reconhece a tecnologia como uma área estratégica e de constante investimento e não mais como um custo desnecessário. Dentro deste contexto o alinhamento de processos de TI e regras de negócio, começam a serem os grandes protagonistas da ascensão de uma organização.
A definição das criticidades o atendimento a legislações, a otimização, graus de maturidade, gerenciamento adequado, auditorias internas e a melhoria continua são requisitos imprescindíveis. A tecnologia passa a assumir papéis orientados aos negócios, servindo todos os ambientes, através de um fluxo contínuo de boas práticas, processos bem definidos e com seus respectivos donos claramente identificados e responsabilidades devidamente atribuídas.
As regras de negócios e os processos de TI, estarão intimamente ligados, caracterizando o grau de maturidade da empresa e os resultados serão colhidos em qualidade, eficiência, dinâmica, fácil adaptação e lucros que é afinal o grande foco.
[Crédito da Imagem: Governança de TI – ShutterStock]