Sucesso e Fracasso – Segundo Philip Kotler “Sucesso é na verdade, um sentimento que você tem quando alcança seus objetivos. E fracasso é o sentimento que você tem quando não os alcance. Mas o fracasso pode ser visto como uma oportunidade, quando se aprende alguma coisa”.
O sucesso geralmente está relacionado no caminho “FELIZ” de um objetivo, aonde tudo dá certo, os objetivos são alcançados, já o fracasso ao contrário do sucesso os objetivos não foram alcançados.
O sucesso nos projetos evidencia através da satisfação do cliente, os custos e prazos não foram excedidos e por fim cumpriu-se as exigências da empresa.
O Fracasso nos Projetos não cumpriu o esperado no seu gerenciamento, o cliente ficou insatisfeito com seu negócio e por fim os prazos e custos do projeto se excedeu.
Será que devemos considerar esta forma rígida de definição de Sucesso e Fracasso.
Porque Kotler em sua definição ele diz que o fracasso pode ser visto como uma oportunidade e um novo aprendizado. Porque no final mesmo com o fracasso a empresa conseguiu abrir um novo aprendizado. Se não houver este aprendizado as vezes com os erros o sucesso não aparece, pois não houve experimentos para alcance destes sucessos.
O Fracasso pode também gerar uma nova oportunidade para empresa. Através deste fracasso a empresa ganha nas lições aprendidas, as equipes adquirem maturidade nos próximos projetos, a empresa estabelece à partir desta fase um novo processo de conhecimento.