CarreiraFOCO: Essencial para atingirmos nossos objetivos, um de cada...

FOCO: Essencial para atingirmos nossos objetivos, um de cada vez…

-

Publicidade

O mundo moderno traz a cada dia novos desafios profissionais, dentro os quais um dos mais árduos é conseguir conciliar vida pessoal e profissional e dar conta de tudo o que gostaríamos de fazer em nossas vidas pessoais e no nosso trabalho.

Parece simples, mas no dia a dia, muitas vezes acabamos tendo a impressão que não saímos do lugar e que pouca coisa de fato anda na velocidade que gostaríamos.

Os motivos do porque isto acontece são muitos, e varia de uma pessoa para outra. Independente do que nos leva a isto, um dos aspectos  essenciais para avançarmos em nossa vida é entender um pouco sobre como funcionamos. Em particular, é importante entendermos a habilidade humana de focar.

Temos a impressão de conseguir cuidar de diversas coisas ao mesmo tempo – efeito chamado de multitasking. Na verdade existe uma área no nosso cérebro chamada de Brodmann Area 10 que é responsável por definir onde estamos dando foco e onde estamos com nossa atenção a cada momento, ou seja, executamos, de fato, 1 única coisa por vez. Tentar cuidar e executar várias coisas ao mesmo tempo leva a um estado de stress e não é produtivo para realização das atividades com qualidade, nem para a aprendizagem. Um excelente documentário sobre o assunto foi feito pelo programa Ciência e Tecnologia da GloboNews em Outubro/2010.

Para sermos mais efetivos naquilo que desejamos fazer, temos primeiro que ter ideia de tudo o que temos para fazer e a partir disto planejar o que queremos fazer. Para isto o uso de lista de tarefas e agendas/calendários é essencial, pois iremos alocar o tempo que temos de acordo com o que queremos dar foco. O tempo é o maior limitador, sempre. A única coisa que não mudou no mundo pós-internet é que o dia continua tendo 24 horas….

Uma vez definido onde vamos investir nosso tempo, o essencial é fazer o máximo esforço para realmente trabalhar dentro do planejado, investindo nossa energia em uma coisa de cada vez, ou seja, focando.

 

Experimente investir alguns minutos por dia planejando o que deseja executar, ao invés de sair fazendo tudo o que aparece, tudo o que é pedido. Avalie tudo o que tem a ser feito, quanto tempo leva para ser feito e priorize levando em conta seus objetivos profissionais e pessoais.

 

Wagner Mancini – Consultor de Produtividade Pessoal e Diretor de Marketing e vendas da OmRá Technologies for a better life – wmancini@omra.com.br 

Wagner Mancinihttp://www.omra.com.br
Graduado em Engenharia Elétrica em 1995, com pós-graduação em Administração e Marketing pela ESPM. Experiência de mais de 25 anos em cargos executivos e técnicos nas áreas comercial, pré-vendas, pós-vendas, marketing, atendimento ao cliente, consultoria e serviços profissionais, atuando no Brasil e América Latina, em empresas de tecnologia de ponta, desenvolvendo e implementando soluções de tecnologia em grandes clientes. Atualmente é sócio-Diretor da OmRá, desenvolvendo projetos de uso de tecnologia visando melhorias de qualidade de vida, na sociedade e melhor produtividade nas organizações, sendo também co-inventor do Programa de Educação Corporativa PPG, voltado para melhoria da produtividade pessoal, integrando melhores práticas de organização e planejamento pessoal com a aplicação prática usando tecnologia de informação. Foi Diretor de Soluções para a América Latina da StorageTek, multinacional americana, líder no segmento de sistemas automatizados de armazenamento de dados (posteriormente adquirida pela SUN e Oracle) e Diretor de Marketing & Serviços na Columbia Storage. onde exerceu atividades gerenciais, comerciais e técnicas em todo o processo de introdução de tecnologias de ponta na área de sistemas automatizados de armazenamento de dados nas maiores empresas usuárias de tecnologia de informação no Brasil, como Banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Petrobrás, Unibanco, ABN Real, etc. Foi sócio-Diretor da Ativa Consultoria em Recursos Humanos, focada em Treinamento & Desenvolvimento, Seleção de Executivos e Desenvolvimento de Sistemas Informatizados para áreas estratégicas. Iniciou sua carreira na área técnica de desenvolvimento de projetos eletrônicos na área de informática, atuando nas áreas de desenvolvimento de produto, testes, suporte técnico e serviços a clientes, tendo sido responsável pela implementação e coordenação de grupos nas áreas de serviços técnicos a clientes (pós-vendas), suporte técnico a vendas (pré-vendas) e marketing de produto.

3 COMMENTS

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you