CarreiraExistem limites para uso do WhatsApp no trabalho?

Existem limites para uso do WhatsApp no trabalho?

-

Existem limites para uso do WhatsApp no trabalho?O fato é que, atualmente os celulares estão presentes em todos os ambientes, não especificamente os celulares “comuns”, mas os smartphones.

Estes dias por uma necessidade específica fui até uma loja para procurar um celular(o mais simples possível), que só efetuasse e recebesse chamadas e no máximo que enviasse SMS, qual foi a surpresa? Não tinha! Os mais simples eram smartphones com recursos limitados e com baixas resoluções de tela, mas ainda sim eram smartphones. Troquei uma ideia com o vendedor da loja, e a resposta foi simples e direta: “Não temos procura, o que vende hoje é smartphone!”. Números recentes mostram que o número de celulares no Brasil supera o número de habitantes.

Com o crescimento das tecnologias de internet móvel, redes como 3G, 4G, Wi-Fi cada vez mais comum em locais públicos e baixo custo do acesso à rede de dados das operadoras, as redes sociais explodiram e aplicativos como o WhatsApp, Viber, dentre outros viraram febre, até mesmo para os mais resistentes. A facilidade de comunicação em tempo real com qualquer pessoa do planeta, possibilidade de enviar fotos, vídeos, gravações de áudio, fizeram do WhatsApp uma sensação, sensação tão grande que muitas pessoas não conseguem ficar distantes do aplicativo, principalmente dentro do ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do nosso dia.

Esta situação pode trazer benefícios ou prejuízos, depende muito do ponto de vista e das políticas adotadas pelas empresas, é possível canalizar sua utilização para aumento de produtividade, encurtamento de distâncias e outros benefícios, mas não dá pra negar que a distração ocorre com frequência, muitas vezes consumindo atenção e tempo do colaborador, ou seja, a empresa paga o salário e tributos do colaborador, e se somarmos o tempo de utilização do aplicativo para uso particular, a empresa se sente lesada(muitas vezes com total razão).

Com o avanço da Internet ao longo do tempo, e o surgimento das redes sociais, as empresas se viram obrigadas à desenvolver mecanismos de proteção e proibição da utilização do seu link de internet para este tipo de uso, hoje em dia é muito comum, as empresas bloquearem acesso à sites com conteúdos impróprios, redes sociais, e-mail pessoal, etc. Mas… e se tratando do aparelho celular, que é de uso pessoal e que a pessoa está pagando para a operadora para utilizar Internet, o que pode ser feito?

A empresa deve proibir o colaborador de utilizar seu celular? Existe uma maneira de fiscalizar se o colaborador está utilizando aplicativos e/ou redes sociais?

Não quero entrar no campo jurídico, até mesmo porquê não é minha área, acho que cabe aqui uma reflexão. Conheço algumas empresas que exigem que os empregados desliguem seus aparelhos durante o expediente de trabalho, até mesmo deixando-os fora do ambiente durante a execução das suas tarefas, outras empresas incentivam o uso da telefonia fixa para assuntos importantes relacionados à família, problemas particulares, etc.

O empregador possui encargos trabalhistas, recolhe impostos, e em um mercado cada vez mais competitivo, é natural que esforços sejam realizados no sentido de obter o melhor resultado possível, nem que para isso seja realizada a proibição de uso do celular. No minha modesta opinião, reforço, minha opinião, é tudo questão de bom senso, fui contratado para trabalhar, tenho metas à cumprir e dependo do meu trabalho para minha realização pessoal e profissional, o que é mais importante?

Existem relatos de demissões por justa causa, de advertências e diversas medidas, mas como cada caso é um caso e uma empresa é diferente da outra, trata-se de uma questão muito delicada.

Por enquanto, vamos usufruir da tecnologia sim, no momento certo. Lazer é lazer e trabalho é trabalho.

Um abraço e até a próxima!

[Crédito da Imagem: WhatsApp no Trabalho – ShutterStock]

 

Wagner Luis Alves
Com 25 anos atuando na área de TI, Especialista em Teleinformática & Redes de Computadores pela UTFPR(2007), Tecnólogo em Sistemas de Informação(Opet/2005), nascido em Araçatuba-SP, reside em Curitiba desde Janeiro de 2004, sempre atuando na área de TI em empresas privadas e pública.

Latest news

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.
Publicidade

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

Must read

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you