DesenvolvimentoExcel – Como funciona o "preenchimento automático"

Excel – Como funciona o “preenchimento automático”

-

Publicidade

Excel – Como funciona o "preenchimento automático"Sempre que criamos uma planilha, precisamos representar algumas sequências lógicas: uma numeração sequencial, uma sequência de datas, ou de meses ou mesmo valores que possuam uma lógica em seu intervalo.

Pensando nisso, foi criada, pela Microsoft, a funcionalidade de Auto Preenchimento, disponível no Excel há alguns anos. Funciona da seguinte maneira: Sempre que eu tenho duas células marcadas (ou grupos de duas células, conforme veremos no exemplo a seguir) é possível determinar a sequência lógica, calculando-se a diferença entre as células. Por exemplo:

  • Se tenho os valores 1 e 2, a sequência lógica aponta para o número 3;
  • Se tenho 6 e 9, a o próximo da sequência seria o número 12.
  • O mesmo vale para datas: se tenho as datas 12/08/2013 e 14/08/2013, a próxima da sequência seria 16/08/2013 (diferença de dois dias).

Vejamos então alguns exemplos concretos de uso do preenchimento automático:

No caso abaixo, temos uma planilha com dois meses (JANEIRO e FEVEREIRO) e outras três colunas, RECEITAS, DESPESAS e SALDO (=RECEITAS – DESPESAS).

Modelo inicial

Notem, na ilustração a seguir, a fórmula presente na coluna D. Ela é a receita do mês de fevereiro menos a despesa do mesmo mês (=B3-C3).

Destaque para a fórmula da coluna D

Nossa planilha atual contempla apenas dois meses, porém, queremos estender o modelo para o primeiro semestre, sem que seja preciso continuar a digitação. Queremos que o Excel preencha o restante por nós.

Para que possamos realizar essa operação, é preciso selecionar as células definirão a(s) sequência(s) lógica(s). Em nosso modelo, temos três sequências lógicas (colunas A, B e C) e uma fórmula (coluna D) que podem ser utilizadas como referência para o auto preenchimento. Podemos efetuar o preenchimento automático das quatro colunas simultaneamente. Para isto, selecionem o intervalo A2:D3, conforme ilustramos abaixo:

Ponto inicial para o “arrastar” sequência

Notem que no canto inferior direito da área selecionada há um ponto mais forte, bem destacado. Para aplicarmos o auto preenchimento devemos:

  • Clicar (e manter o mouse pressionado) sobre este ponto (indicado pela seta na ilustração);
  • Arrastar o mouse, suavemente, para baixo um número N de linhas, tantas quantas forem as linhas necessárias. No nosso caso, precisamos de mais 4 meses, portanto, arrastamos 4 linhas abaixo;
  • Liberar o botão do mouse.
Arrastando….

Notem que tivemos o preenchimento automático das 4 colunas, assim entendidas:

  • Coluna A –  tinha como modelo JAN e FEV. Intervalo: 1 mês. Próximo valor: MAR ;
  • Coluna B –  valores 13 e 16. Intervalo: 3. Próximos valores de 3 em 3;
  • Coluna C – valores 12 e 13. Intervalo:1. Próximos valores de 1 em 1;
Mouse liberado, células preenchidas
  • Coluna D – Fórmula. Como  o preenchimento foi para a linha de baixo, incrementando a linha, de 1 em 1, a fórmula foi ajustada, automaticamente, para respeitar o deslocamento nas linhas. Veja na figura abaixo:
Note que a fórmula também foi “sequenciada”

Dessa forma, podemos criar planilhas com muito mais velocidade e qualidade.

Quaisquer informações adicionais, por favor, entrem em contato. Podem comentar no próprio artigo, ou enviar email.

Estou sempre à disposição.

[Crédito da Imagem: Planilha – ShutterStock]

Gilberto Gomeshttp://www.excelline.net
Administrador de empresas e analista de sistemas, 25 anos de experiência em consultoria, treinamentos e palestras, Microsoft Certified Trainer ID# 11905, especialista em Office, atuando ativamente em consultorias de automação. Palestrante em mais de 50 eventos apresentados, demonstrando os produtos Office em Universidades (UFMG, FUMEC, Faculdade de Ciências Médicas) e em grandes empresas (Usiminas, Açominas, BEMGE, Itambé, AMBEV); Prefeituras e outros Órgãos Públicos. ( www.excelline.net )

1 COMMENT

  1. Gilberto boa tarde.
    Como faço para usar o preenchimento automático onde as informações estão linha a linha e vou precisar colocar coluna a coluna. Sabe como Fazer?
    Ex:
    dados Originais
    A | B | C | D
    1
    2
    3
    dados Novos
    1 | 2| 3
    A
    B
    C
    D

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...
Publicidade

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you