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Evite trabalhar em uma bolha, acompanhe diariamente o mercado e a concorrência

publicado por Luiza Rezende
Evite trabalhar em uma bolha, acompanhe diariamente o mercado e a concorrênciaEssa dica parece óbvia, mas é preciosa e trata de algo que deve ser feito pelos empreendedores diariamente: acompanhe o mercado e a concorrência.
Segue abaixo uma metodologia que você pode implementar agora mesmo na sua equipe. O ideal é compartilhar este passo-a-passo internamente e mostrar ao time que, com a participação de todos no acompanhamento do mercado + concorrência, o crescimento da startup de vocês pode ser facilitado e acelerado. Ter noção do que está acontecendo em volta é importante para que eventualmente o time não acabe trabalhando dentro de uma bolha. Vamos lá:
  1. Marque como favoritos diversos sites de “análise do mercado” que você confia e considera o conteúdo como sendo de qualidade. Estou considerando análise de mercado os sites que trazem informações “macro” que podem ajudar a equipe a tomar decisões dentro da empresa – podem ser sites de notícias, sites de artigos, blogs, análises micro/macroeconômicas e outros sites que você considerar provedores de informação de confiança. Crie uma pasta de favoritos (na sua barra de favoritos do browser – bookmarks bar) com esses sites. O ideal é que sejam diversos sites, sugiro de 3-7, para que você tenha tempo de olhá-los diariamente ou semanalmente.
  2. Pesquise no Google (ou em outro buscador de sua preferência) quais são os principais concorrentes* da sua empresa no Brasil e no mundo. Abra a homepage de cada um dos concorrentes e analise todas. Abra também as páginas de social media dos concorrentes (Facebook, Google+, Twitter, Linkedin, Instagram, Pinterest, Youtube etc) e veja o tipo de post e o conteúdo que está sendo feito em cada uma delas. Isso deve ser feito de forma minuciosa com todos os concorrentes.*Se sua empresa não tem concorrentes diretos, passe a acompanhar outras pessoas que fazem algo similar (apesar de não ser exatamente a mesma coisa). A pivotagem, principalmente para businesses online, é bastante constante e veloz; se sua empresa ainda não tem um concorrente, ela pode ter em breve, então esteja atento a acompanhe businesses similares.
  3. Crie 2 pastas de favoritos para colocar esses concorrentes: nacionais e internacionais. Dentro dessas “macro” pastas crie diversas subpastas de favoritos, cada uma com o nome de um concorrente. Dentro dessa pasta você vai colocar os links de homepage, blog e perfis de social media dessas empresas, para que possa facilmente encontrá-los e acompanhá-los.
  4. Inscreva-se na newsletter de todos os concorrentes (homepage e blogs) e passe a acompanhar tudo o que é publicado quando chegar no seu email (não precisa ler tudo, apenas esteja ciente).
  5. Crie Google Alerts para algumas palavras que você considera importantes para sua empresa. Algumas sugestões: o nome da sua empresa, o nome dos principais concorrentes, o nome do serviço que você presta (por exemplo: “venda de livros online”) para que você acompanhe o tipo de novidade que está sendo publicada sobre o tema. Seja bastante criterioso com esses alertas.
  6. Acompanhe as newsletters assim que chegarem, os perfis de social media e a homepage dos concorrentes diariamente e sempre que possível os sites com análise de mercado/informações relevantes.
Estar atualizado é muito importante. Sua startup não está em uma bolha, ela está no mundo: acompanhe o que está acontecendo em volta dela e relacionado a ela 🙂
Espero que o post tenha sido útil. Qualquer dúvida é só colocar nos comentários.
Artigo postado originalmente em www.startupblogbrazil.com
[Crédito da Imagem: Acompanhe o Mercado – ShutterStock]

Autor

Formada pela Universidade de São Paulo, é sócia da SRC Advogados, escritório de advocacia brasileiro especializado em Startups, Empresas de Tecnologia e Direito Empresarial. Fluente em seis línguas, adora viajar e escreve periodicamente em seu blog Startup Blog Brazil. Como Business Advisor ela auxilia empresários a serem mais eficientes e como Startup Expert ajuda empreendedores a elaborarem e implementarem sua estratégia. Contato: luiza@startupblogbrazil.com.

Luiza Rezende

Comentários

2 Comments

  • Muito bacana teu texto, Luiza! Acredito, inclusive, que as dicas servem para os profissionais também! Não é que eu ache que temos que ver todo o resto do mundo como concorrentes; mas precisamos nos atualizar e melhorar também. E uma ótima forma de fazer isso é saindo de dentro da bolha, olhando para os lados e percebendo que que está rolando por aí. #ImproveYourself

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