Imagine as possibilidades:
…O medidor de água da sua casa/apto, com dispositivo de GSM (isto mesmo, um chip GSM!) e, mensalmente o extrato e conta de seu consumo de água sendo enviado para o seu endereço de e-mail, sem a necessidade da visita do “conferente”.
…O medidor de consumo de energia da sua casa/apto, também com dispositivo GSM e, mensalmente, o extrato e conta de seu consumo sendo enviado também para o seu endereço de e-mail, também sem a visita do “conferente”.
Sem contar que, você poderá ter uma prévia dos consumos e valores a pagar, através da web, no momento em que quiser!
Esta não é uma obra de ficção e nem mais um capítulos dos Jetson´s !
É um projeto piloto que está sendo desenvolvido pelo ministério das águas e energias dos Estados Unidos, em algumas cidades pilotos do Estado de Illinois (EUA).
Com esta ideia, o governo dos EUA pretende favorecer os moradores a entrarem na “onda verde”, facilitando os controles dos consumos.
Um dado interessante é que com esse dispositivo o consumidor poderá pagar as suas contas de acordo com a disponibilidade financeira mensal, ou seja, pagando aos poucos, através de prévias que poderão ser consultadas via web.
A facilidade com que a tecnologia possibilita certas situações, como por exemplo, acontece hoje em dia com os rastreadores de veículos.
Com equipamentos dotados de dispositivo GSM, a indústria de equipamentos e serviços de rastreamento automotivo hoje em dia, aqui no Brasil, já possibilita que todos tenham, a um custo pequeno dado a importância e facilidade para ter a tecnologia, seu veiculo monitorado em tempo real o percurso que fez ou está fazendo pelas cidades e estradas brasileiras e da América do Sul.
Com dispositivos e serviços, a empresa de transporte tem, por exemplo, a condição imediata de saber qual o trajeto que está sendo feita neste momento o seu veículo, via web ou SMS, se há congestionamentos nas estradas a seguir, grau de periculosidade e o interessante serviço de monitoramento da telemetria, por exemplo, saber se o motorista soltou o caminhão numa “banguela”, alta aceleração, variação da temperatura das câmaras frias dos transportadores de perecíveis, se houve freada brusca ou ainda se o motorista desligou o motor em ponto da estrada aonde não era permitido (em postos de combustíveis não autorizados, por exemplo).
Sem contar a segurança da carga, parando apenas em horários e pontos específicos, anteriormente combinado com o destinatário/dono da carga e até o bloqueio total do veículo e localização do mesmo, em caso de roubo.
E todos estes serviços usando, como comentado, a tecnologia GSM que hoje em dia, 90% da utilização dela é somente para telefonia e internet.
Por outro lado, as empresas de telefonia, analisando o “boom” que é esta fatia de mercado para operações de dados móveis, estão investindo alto em infra estrutura visando acompanhar a demanda que está crescendo a cada dia em nosso pais.
É isso ai!
Olá colunista!
Muito interessante os seus artigos, sempre trazendo novidades para o nosso dia a dia. Gosto de ler seus posts.
Parabéns!
Marcio
Roberto, você sempre com os assuntos em dia , por dentro das novidades e compartilhando com todos(as). Muito interessante mais este seu artigo.
Você está no caminho certo, compartilhando o conhecimento!!!
Bacana o artigo, nos mostra o quanto o Brasil está evoluindo em matéria de serviços para a comunidade. Sinceramente não tinha ideia sobre a utilização do GSM para estas finalidades.
Muito interessante o post. Parabéns ao colunista.
F Augusto
Sempre com novidades !!!!
Show o artigo.
Artigo simples porém com novidades para todos os consumidores.
É a tecnologia a serviço de todos.