TI CorporativaE-CommerceEspecial Ecommerce: Por Onde Começar um Ecommerce

Especial Ecommerce: Por Onde Começar um Ecommerce

-

Publicidade

Vou montar uma loja online, comprar um iphone e, finalmente, vou trabalhar da praia.

Bem provável que não….

A teoria é essa mas a realidade é bem diferente. Uma frase que costumo reproduzir e, claro, dar os devidos créditos é a do Anselmo da renomada Wine: “a sua loja on-line é apenas um tirador de pedido…” O que está por trás de toda aquele visual bacana é uma empresa como outra qualquer e, muitas das vezes, com variáveis de gestão muito mais complexas.

A operação em ecommerce, muitas das vezes, acaba sendo mais complexa do que um mesmo negócio no mundo físico…  Contratar um designer de front end pode ser mais difícil do que contratar um designer de flyers e impressos offline assim como encontrar um bom profissional analista de links patrocinados pode ser mais complexo do que um profissional especializado em anúncios em revistas e impressos.

O comparativo feito acima não é para colocar medo mas, sim, um alerta para o um fato: Ecommerce não é brincadeira e, oportunismo, por si só, não dá lucro. É preciso foco e dedicação, além de boas análises e estudos do mercado em que se quer atuar em meio digital.

Por Onde Começar Para Montar Uma Loja

Iremos abordar esse tópico mais a fundo em outros posts. Tecnologia, design, integração, mercado, palavras chave, campanhas, concorrentes, enfim, diversas são as frentes a serem analizadas antes de partir para contratar uma plataforma, desenvolvê-la ou comprá-la…

Primeiro: O que você irá vender? Há alguém vendendo isso na internet? Quem é o maior player desse mercado no mundo? Quanto tempo esse player demorou para ter sucesso? Há impedimentos legais ou operacionais na comercialização desse produto no Brasil? Como um buscador (Google por exemplo) se comporta nas buscas de possíveis produtos a serem comercializados? É um produto com muitos homônimos?

Uma rápida pesquisa na internet te ajuda a responder as perguntas acima e começar a pensar na resposta de algumas outras: Como será o meu mix de produtos? Venderei todos os produtos da cadeia ou focarei em um nicho específico? Lembre-se da teoria da Cauda Longa (long tail) e sua aplicação no mundo do ecommerce: Digamos que você queira vender geladeiras na internet. Será que você estaria disposta a montar uma loja para competir com os gigantes já existentes? Será que se você segmentar a sua carteira de produto focando em, por exemplo, geladeiras pequenas do tipo frigobar você não teria mais resultados? Será que um comprador, em busca de frigobares não preferiria a sua loja, com grande variedade de frigobares, com discurso de especialista no produto àquela grande rede varejeira que vende frigobar e outras 300 opções de geladeiras…

Enfim, as oportunidades estão aí mas sem foco e muito estudo, dificilmente colhem-se resultados. Defina um bom nicho de mercado, estude uma boa carteira de produtos, faça uma análise de palavras chave e, sentindo firmeza, parta para nosso próximo e breve post! :)

Renzo Colnago
Renzo Colnago é Administrador de Empresas, Gerente de Projetos e Desenvolvedor de Produtos. Possui experiência em diferentes áreas da tecnologia e da internet: Telecom, webapps, aplicativos de mídia social e de comércio eletrônico. Particularmente interessado em desenvolvimento de negócios digitais. Site: blog.renzocolnago.com

3 COMMENTS

Latest news

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

IA que gera vídeos: O Guia Definitivo das Melhores Ferramentas de 2025

Descubra os 10 melhores geradores de vídeo por IA de 2025. Veja comparações reais, preços, APIs e escolha a ferramenta ideal para seu projeto.
Publicidade

Construindo Times de Sucesso: Como Equilibrar Similaridade e Diversidade de Perfis

Descubra estratégias de liderança para formar times de sucesso. Aprenda quando optar por perfis semelhantes para estabilidade e quando escolher perfis diversos para impulsionar a inovação.

Inteligência Artificial na Guerra Moderna: A Nova Fronteira do Combate

Como a Inteligência Artificial na guerra moderna está decidindo batalhas? Entenda a tecnologia por trás dos ataques de Israel e Irã e as táticas de IA que mudaram o combate.

Must read

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you