TI CorporativaSegurança da InformaçãoESET analisa casos de criptojacking

ESET analisa casos de criptojacking

-

Publicidade

Sequestro da capacidade de processamento do computador para mineração de criptomoedas cresce em todo o mundo

Nos últimos anos, o aumento no número de casos de ransomware atraiu a atenção de especialistas em segurança em todo o mundo. A diversificação desta ameaça e sua intensa atividade cresceram exponencialmente, o que fez com que se tornasse a base do cibercrime moderno. No entanto, a febre das criptomoedas rapidamente encontrou outra forma de expressão: o cryptojacking, que é o sequestro da capacidade de processamento de um computador para ganhar dinheiro com a mineração de moedas virtuais.

Sabendo disso, a ESET preparou informações sobre como a América Latina se posiciona a esse respeito e analisa as possíveis causas dessa tendência.

Mineiros na América Latina

Entre as 10 ameaças mais detectadas internacionalmente estão três famílias de mineiros, ou seja, ataques que utilizam o computador alheio para mineirar criptomoedas.

Ao analisar as estatísticas do último mês, em primeiro lugar está o JS/CoinMiner: um script de mineração geralmente relacionado com o serviço  e detectado pelo laboratório da ESET como uma Aplicação Potencialmente Indesejável (PUA), que pode ser ligada tanto ao cryptojacking como a mineração legítima.

No quarto e quinto lugar do mesmo levantamento, verificam-se duas variantes de mineração que afetam o sistema operacional Windows, sob as assinaturas de Win32/CoinMiner e Win64/CoinMiner. Nestes casos, as ameaças agrupam mais de 1,7 mil tipos diferentes de trojans capazes de minerar criptomoedas no computador infectado. É importante notar que, embora as primeiras detecções dessas famílias tenham ocorrido no ano de 2011, o pico da atividade está ocorrendo somente em 2018.

Ao levar em conta essas três ameaças mencionadas, 22% das detecções globais em 2018 correspondem à América Latina, sendo o Peru o principal afetado, com 42% das detecções latino-americanas. Neste ranking, o Brasil fica em 4°lugar, juntamente com a Argentina, com 6% do total de detecções da região.  Figura - o Brasil fica em 4°lugar, juntamente com a Argentina, com 6% do total de detecções da região.

O Peru (9%) é o segundo país com o maior número de detecções de mineiros em todo o mundo, logo atrás da Rússia (10%). Além disso, o top 5 de detecções internacionalmente é completado pela Ucrânia (4,8%), Espanha (4,8%) e Tailândia (4,5%).

Vulnerabilidades e criptomoedas

As vulnerabilidades se tornaram uma das principais portas de acesso para os cibercriminosos e parecem se multiplicar ao longo do tempo, por isso, constata-se que o ano de 2017 registrou um máximo histórico no número de falhas relatadas, mais do que o dobro de 2016.

“A combinação da febre das criptomoedas e um maior número de vulnerabilidades se tornou um coquetel explosivo para a indústria do cibercrime”, explica Denise Giusto Bilic, Security Researcher da ESET América Latina. A situação é bastante preocupante inclusive para empresas. “Os cibercriminosos acessam sistemas das empresas para usar a enorme capacidade de processamento de seus servidores com o intuito de minerar criptomoedas”, explica a especialista.

Prevenção

Prevenir-se é a chave para a segurança. A atualização dos sistemas operacionais, dos aplicativos e a implementação de soluções de segurança são práticas fundamentais para antecipar ataques.

Para outras informações sobre o tema, acesse o portal de segurança da informação da ESET, o We Live Security: https://www.welivesecurity.com/br/2018/05/23/criptojacking-e-exploracao-de-vulnerabilidades-uma-combinacao-que-marca-tendencia/

ESEThttps://www.eset.com/br/
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter. Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you