Carreira

Ξ Deixe um comentário

Empreendedorismo: Jovem deve ousar desde o início da carreira

publicado por Célio Antunes

Empreendedorismo: Jovem deve ousar desde o início da carreiraO medo de pensar diferente limita a criatividade e inovação no mercado brasileiro. Não à toa que o relatório “Empreendedorismo no Brasil”, realizado pela Global Entrepreneurship Monitor, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade e o Sebrae, mostra que poucos empreendedores no país apresentam novidades. Apenas 1,2% daqueles que comandam o próprio negócio possuem produtos ou serviços considerados novos para algumas pessoas.

Os dados reforçam uma prática comum e que atinge não só profissionais formados e gabaritados, mas principalmente jovens em início de carreira e que ainda estão na universidade. Muitos deixam os próprios sonhos de lado em busca de seguir o roteiro pré-estabelecido no mundo dos negócios para tentar atingir o sucesso na carreira. Em vez de se aventurarem e aprenderem, focam os esforços em uma parte específica da atuação, limitando ainda mais a visão no processo e perdendo a chance de adquirirem mais conhecimento.

Mas é justamente no início da carreira que o profissional precisa perder o medo de fugir do lugar comum. O funcionário precisa se colocar à disposição da empresa e ter a disposição para realizar várias funções ao mesmo tempo. O trabalho é dobrado, sem dúvida, mas garante um excelente aprendizado e uma visão ampla do negócio que ele decidiu seguir, ampliando as possibilidades desta empreitada.

Ao fazer o diferente, o jovem sentirá aquele brilho nos olhos que os profissionais precisam ter hoje em dia. Ao participar ativamente de todos os processos da sua empresa, ele adquire uma bagagem muito grande para os desafios do mercado de trabalho. E, mais importante do que isso, terá a confiança necessária para superar obstáculos e ajudar a companhia a conquistar os melhores resultados. É esse o perfil mais desejado pelos empresários hoje em dia.

Em um mercado em que as buscas por emprego são concorridíssimas, o profissional que tem visão do todo, entende bem cada etapa do processo produtivo. Cada vez mais as corporações valorizam o colaborador que sabe o que está fazendo, conhece os motivos e consegue planejar e pensar lá na frente, ampliando a geração de bons resultados.

Seguindo as mesmas ideias e conceitos já estabelecidos, o jovem apenas reproduz o padrão e não consegue se diferenciar dos demais. Ao fazer o diferente, ele tem a oportunidade de dar o primeiro passo para realizações grandiosas no futuro.

[Crédito da Imagem: Carreira – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Célio Antunes é fundador e presidente do Grupo Educacional Impacta e autor do livro Carreira 360°

Célio Antunes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.