Ano Novo e Tendências novas e estou aqui hoje para te falar de um termo que você irá ouvir muito durante o ano de 2018: Growth Hacking ou Growth Hacker.
Growth Hacking é uma estratégia que nasceu no vale do silício no início dessa década, através das Startups, que precisavam ser ágeis para atrair clientes e possuíam pouco orçamento, ou seja, fazer mais com menos de forma rápida e estratégica, mas o mercado corporativo já está de olho nesta prática, vou explicar um pouco mais, sobre esta nova metodologia que vem derrubando conceitos do Marketing Tradicional e incrementando o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing quebrou barreiras do Marketing Tradicional, onde o foco era criar uma estratégia baseada no funil de vendas que e possui as seguintes etapas: Atrair, Converter, Vender e Fidelizar, ou seja, ele primeiro se preocupa em “iscar” a pessoa, nutri-la, vender e depois em fidelizar o cliente, já o Growth Hacking ele utiliza de algumas brechas e engenharia para encontrar a melhor jornada do comprador e agir de forma mais rápida e é definido em 5 etapas:
Ao contrário do funil de vendas que existe um processo por etapas e isso às vezes pode tornar a venda demorada, no Growth Hacking alguns processos andam juntos, por exemplo: se o cliente já está usando o seu produto ou serviço (retenção) ele continua pagando (receita), e às vezes, por ele estar satisfeito ele passar indicar para outras pessoas. E ainda a casos de clientes que não entraram no processo de ativação, mas ficou tão encantando na fase de aquisição que já passa a indicar para seus amigos e conhecidos. Entende que aqui os processos podem andar lado a lado e serem mais ágeis?
O Growth Hacking tem uma preocupação com foco no cliente, e muito mais do que somente vender e gerar leads ele fica procurando brechas, (por isso o termo Hacking, de Hacker mesmo, que procura brechas em sistemas para encontrar soluções), no processo para poder atender o cliente da melhor forma e assim ele ter a melhor experiência possível.
“O growth hacker é o profissional que tem como foco o crescimento baseado em métricas. O posicionamento é importante? Apenas se comprovado que pode ser utilizado em um plano de crescimento sustentável”, Sean Ellis.
Então conforme Sean Ellis, mentor e idealizador desta estratégia para as startups diz: o Growth Hacker é uma ciência e com ele, vem derrubando mais e mais tendências e deduções do que é possível ou não encantar o cliente, aqui ele é baseado em dados e consegue de fato entender o cliente, e descobrir a melhor forma de atende-lo, e por isso que as etapas dele são tão focadas em experiência e em indicação, porque se você gosta de um produto, e é impactado de forma diferente por ele, fatalmente você irá ser fiel a ele e irá continuar consumindo (gerando receita pra empresa) e ainda indicará mais para os seus conhecidos.
Um profissional para ser identificado como Growth Hacker ele deve possuir as seguintes habilidades:
E você já está preparado para esta nova tendência de mercado que no meu ver tem tudo para ser uma tendência assertiva, pois é baseada em metodologias ágeis, busca encontrar a melhor experiência e satisfação do cliente sustentando em análise de dados e traz para o corpo diretivo rentabilidade. E aí quais são as suas apostas? 2018 será o ano do Growth Hacker?
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