Carreira

Ξ Deixe um comentário

EDR: conheça um recurso que pode identificar problemas em tempo real

publicado por Luís Montanari

EDR: conheça um recurso que pode identificar problemas em tempo realSaiba mais sobre o ActiveEDR e veja como garantir mais segurança em sua rotina

Não há como negar que a segurança é um dos fatores mais priorizados quando falamos sobre dados, ameaças cibernéticas e trabalhos na área de TI. Pensando nisso, hoje quero falar sobre o EDR (Endpoint Detection and Response) e apresentar uma solução que pode proteger ainda mais o seu trabalho.

Então, se você deseja aprimorar a sua proteção e atuar de forma mais segura, continue a leitura e saiba mais!

O que é EDR?

Primeiramente, quero te explicar o que significa EDR. Na verdade, trata-se uma categoria de ferramentas e tecnologias utilizadas para proteger endpoints de ameaças em potencial.

Desse modo, as plataformas de EDR são construídas a partir de recursos que focam na detecção de atividades que possam ser maliciosas.

Mas, para que você entenda de uma forma fácil e direta, o EDR foi projetado para utilizar diferentes técnicas de segurança. Ou seja, une inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Dessa forma, consegue proteger contra ataques que passariam despercebidos por um antivírus tradicional.

Aliás, o EDR ajuda a garantir proteção de pontos de entrada em sua rede e monitora os terminais em muitos casos que os softwares antivírus não conseguem detectar.

Por falar nisso, existem alguns recursos adicionais encontrados apenas nas soluções de EDR como, por exemplo:

  • Detecção de intrusão e sistema de aviso de prevenção para ameaças;
  • Controle de aplicativos e gerenciamento de usuários;
  • Prevenção de vazamento de dados;
  • Remoção de malware baseada em assinaturas e análises correspondentes;
  • Firewall local;
  • Controle de dados incluindo dispositivos portáteis.

Benefícios do Endpoint Detection and Response

Sem dúvida, é comum que as ameaças sejam cada vez mais constantes na rede. Mas, quando você aposta em EDR consegue assegurar muitas vantagens. Confira as principais delas:

Alertas, relatórios e respostas avançadas

Primeiramente, a solução consegue permitir a visualização completa do status da segurança em cada um dos clientes. Assim, é possível gerar informações importantes para agregar valor.

Além disso, o EDR proporciona recursos de análise e resposta, incluindo a automação em suas ações.

Detecção e funcionalidades de controle

Conforme já revelei ao longo do texto, o EDR é capaz de detectar ameaças mais elaboradas com mais eficiência que os antivírus comuns.

Do mesmo modo, tem funcionalidades muito importantes que eliminam riscos de malware, exploração e phishing.

Suporte e integração

O recurso consegue suportar vários sistemas operacionais e permite a integração com outras soluções de segurança da informação. Assim, garante um controle mais eficaz dos ambientes de seus clientes.

 

A evolução do mecanismo

Para que você entenda um pouco melhor, quero contar uma breve história sobre a criação do EDR. Quando as ameaças começaram a aparecer na década de 90, muitas empresas passaram a instalar antivírus. Naquela época, os produtos lutavam contra uma quantidade relativamente pequena de vírus conhecidos. Mas, não conseguiam combater novos ataques.

Assim, os autores dos crimes se adaptaram aos antivírus e foram criando táticas para não serem rastreados. No entanto, a tecnologia também evoluiu e a inteligência artificial ajudou a oferecer produtos inovadores que substituíssem as ferramentas antigas.

Dessa forma, as soluções de plataforma de proteção de endpoint (EPP) ajudaram a proporcionar mais segurança e a complementar a proteção baseada em assinatura.

Mas, rapidamente os autores de crimes cibernéticos descobriram que o mecanismo era cego para malware baseado em memória, movimento lateral e ataques de malware sem arquivo.

Para piorar, o vazamento da ferramenta a tornou disponível para os cibercriminosos e isso exigiu que novas soluções fossem criadas.

Então, surgiu o EDR, que desde o princípio oferecia visibilidade mais ampla.

Todavia, nem tudo eram flores e as soluções criaram algumas lacunas, como a necessidade de profissionais qualificados para colher os dados e o atraso entre a infecção e a detecção, problema comum das plataformas baseadas em nuvem.

Mas, uma solução foi criada para resolver estas dificuldades e é sobre ela que quero falar a seguir!

Uma solução pronta para identificar problemas em tempo real

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a história, as vantagens e funções do EDR, eu quero te apresentar um recurso que pode rastrear e contextualizar tudo em um único dispositivo.

Trata-se do ActiveEDR, mecanismo da SolarWinds® Endpoint Detection and Response, que oferece diferentes ferramentas para aprimorar a segurança e oferecer controle sem precedente na luta contra o cibercrime.

Portanto, o recurso ajuda a identificar atos maliciosos em tempo real e permite que as respostas necessárias sejam automatizadas.

O software tem algumas semelhanças com outros recursos de EDR. Mas, o seu diferencial é que ele não depende da conectividade em nuvem para detectar alguma ameaça.

Desse modo, é possível reduzir o tempo de espera para o tempo de execução.

Como resultado, o ActiveEDR desenha de forma constante o que está acontecendo no terminal, detecta o dano e mitiga todo o enredo, não apenas em arquivos e operações maliciosas.

Além disso, a solução oferece uma nova experiência para analistas de seguranças e técnicos de TI. Pois, os dados são reunidos pelo agente no terminal, já que o recurso monta histórias para que você possa economizar tempo e focar no que importa.

Assim, é possível utilizar o tempo para revisar histórias completas e contextualizadas, que ajudam a garantir o entendimento da causa raiz das ameaças.

Portanto, o recurso da solução da SolarWinds® transforma o EDR em ativo, permite que ele responda em tempo real e ajuda o seu trabalho a ser mais ágil e eficiente.

Quer conhecer mais detalhes do ActiveEDR e transformar a segurança dos seus dados e de seus clientes?

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.