Mercado

Ξ 6 comentários

É viável terceirizar o ambiente de backup de dados?

publicado por Clovis Hitos Gonçalves

Saudações a todos! Este é o meu primeiro artigo no Portal TI Especialistas e espero contribuir de alguma forma a essa excelente iniciativa de colaboração entre profissionais de Tecnologia.

Na era da informação, o próprio nome sugere que o ativo mais valioso da organização são os dados que geram as informações. Em alguns casos esses dados são os pilares de sua própria existência.

Mas como são tratados esses dados quanto a sua disponibilidade? Os orçamentos de TI atuais tem dado a devida importância ao backup desses dados? Sua organização possui atualmente um backup de dados confiável e disponível? A tecnologia utilizada é adequada às necessidades de tempo de recuperação dos negócios?

A proliferação de aplicações com arquivos e bancos de dados cada vez mais complexos e que ocupam mais e mais espaço de armazenamento, torna o backup motivo de insônia para as equipes de TI das organizações tomando um tempo valioso para sua administração. Os Data Centers tem cada vez mais espaço de armazenamento de dados, mas nem todas as organizações possuem recursos para migrar sua infraestrutura para esses Data Centers, mantendo seus próprios “CPD’s”. Serviços de backup virtual tem aparecido como um opção mais econômica, mas são totalmente dependentes de links, que temos que convir, tem qualidade e velocidade duvidosas atualmente no Brasil, além do custo elevado do serviço.

Os ativos de TI especializados em backup (hardware, software) tem um custo elevado de propriedade, inviabilizando em alguns momentos a sua aquisição e atualização além da complicação no momento de implementar e manter o ambiente.

A operação do backup é para as equipes de TI uma atividade que demanda além do tempo, controle, a fim de evitar perda de dados por execuções incorretas. Os testes periódicos de restauração de backup também são de suma importância para garantir a eficácia e a eficiência do processo como um todo, além de atender às auditorias de segurança da informação e tantas outras.

Uma forma de racionalizar o TCO seria a terceirização do ambiente. Isso pode gerar algum tipo de desconforto, concordo, mas a contratação de empresa especializada que possa fornecer toda a tecnologia, processos e operação de backup é uma boa saída para pessoal de T.I. que tem dificuldade de aprovar investimentos em tudo o que é necessário para uma boa implementação de backup, com a confiabilidade que este merece. Quanto à segurança, temos meios de garanti-la através de acordos de confidencialidade e tecnologias existentes.

Existem empresas que já prestam este tipo de serviço, com fornecimento de solução que compreende desde o hardware (servidor, storages, switches, bibliotecas de cartuchos), software de backup, cartuchos de backup, manutenção, operação, monitoração 24 x 7, armazenamento e proteção de mídias, além de consultoria de implantação de acordo com as necessidades do Cliente e melhores práticas. Toda a solução é implantada no Data Center ou CPD do Cliente.

A principal vantagem deste modelo, além da atualização do ambiente de backup, é que todo o ciclo da rotina do backup é administrado como um único serviço e um único fornecedor, o que garante a confiabilidade e disponibilidade do backup de dados da organização, quando este for mais necessário.

E você? Terceirizaria seu ambiente de backup?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com experiência de mais de 20 anos em Tecnologia da Informação. Atuação em diversos segmentos de T.I., como operações de outsourcing de TI, governança (qualidade e processos), arquitetura de soluções (Serviços), pré-vendas e liderança de consultoria em eficiência de gestão de TI e inovação. Minhas diretrizes profissionais: - gerar o máximo de valor nas relações e projetos com meus clientes e pares - mudar a vida das pessoas para melhor, através do meu trabalho - ser reconhecido e tornar-me referência na minha área de atuação Gerente de Prática Consultoria - Estratégia, Inovação e Otimização de TI Inmetrics SA - http://www.inmetrics.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/clovishitos

Clovis Hitos Gonçalves

Comentários

6 Comments

  • Concordo plenamente com você. As empresas necessitam olhar com mais carinho para o estabelecimento do plano de contingência, não esquecendo é claro, de testá-lo anualmente. Parabéns!!!

  • Clovis
    Estreou bem com o primeiro artigo.
    Concordo com você. O futuro do processamento de dados está na terceirização não só do back up como da própria hospedagem e processamento. O impacto custo-benefício, não só que vc mostrou como outros é relevante.
    Lembro apenas questões de segurança. Implantei um sistema de alta tecnologia onde só trabalhávamos em intranet e a área de pesquisa tecnológica era uma intranet dentro da intranet, por questões de sigilo. Ali, nem se falar em back ou até processamento externo ou acesso.
    Considerados os limites, o backup externo é a tendência.
    Continue escrevendo

  • Clovis,

    Excelente artigo, e com certeza teremos muito a “discutir” sobre este assunto, pois certas filosofias em TI precisam ser melhor elaboradas, ou seja, melhoria continua SEMPRE!!!. Abraços!!! Edison Paiva (Gerente de Projetos)

  • Parabens Clovis, espero ter o prazer de ler mais assuntos referente a backup de dados so quem perdeu os seus dados e tinha certeza que tinha um arquivo de backup confiavel sabe o transtorno de nao encontrar nada nele ou quando o arquivos foi danificado. Sucesso amigão !!!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes