Carreira

Ξ Deixe um comentário

Destaque-se: entenda o modelo de negócio da organização para quem trabalha

publicado por Alex Dela Costa

Figura - Destaque-se: entenda o modelo de negócio da organização para quem trabalhaTenho poucas linhas nesse artigo para lhe convencer do porque você deveria entender o modelo de negócio da organização para quem trabalha ou para quem pretende trabalhar.

No artigo anterior comentei como as mudanças do mercado exigem que empresas adequem seu modelo de negócio às necessidades dos seus clientes e assim criem novos produtos e serviços que vão entregar novos valores. Leia #Adaptando-se a um mundo em mudanças

Entenda o modelo de negócio da organização

De maneira geral, um modelo de negócio é a lógica pelo qual uma organização com ou sem fins lucrativos, grande ou pequena, cria e entrega valor aos seus clientes e é recompensada por isto.

O fundamento básico de um modelo de negócio sustentável é aquele onde a empresa consiga criar e entregar valor obtendo mais ganhos do que custos, ou pelo menos alcançando o equilíbrio entre os dois.

Mesmo organizações sem fins lucrativos precisam de dinheiro para sobreviver e obtém esses recursos através de seus parceiros e não do seus clientes finais. Um exemplo: Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), sobrevive de doações individuais e da contribuição de empresas parceiras.

“Todo profissional precisa hoje conhecer o básico do como organizações se sustentam financeiramente e já não é mais suficiente que só pense nas atividades que desempenha no trabalho. Você precisa também saber o valor que você cria com essas atividades.” Tim Clark

Você é contratado pelo valor que cria

Quando você pensa em valor, começa a diferenciar parte das suas atividades que são realmente importantes daquelas que estão apenas consumindo as preciosas horas do seu dia.

Sinceramente não adianta você chegar bem cedo no trabalho e sair muito tarde, se na prática, tudo o que fez não gerou no final do dia algo de produtivo para sua empresa, algo que ajude a criar valor para o cliente final. Lembre-se, você é contratado e promovido pelo valor que entrega como resultado de suas atividades e não pelo número de horas que trabalha.

E é aqui onde entra a grande sacada em entender o modelo de negócios da organização para quem trabalha ou para quem quer trabalhar, quanto mais você entende isso, mais valor consegue gerar para seus clientes, sejam eles, internos ou externos.

Essa mudança de mentalidade como muitos dizem, “pensar como o dono” ou “visão empreendedora” irá lhe trazer diferenciais importantes na carreira e lhe ajudar a responder aquela famosa pergunta na entrevista de emprego:

“Porque nós deveríamos te contratar?”

Te convido agora a fazer uma reflexão e entender como você se enquadra hoje no modelo de negócio da sua organização.

[Crédito da Imagem: Modelo de Negócios – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

- 18 anos de experiência no segmento de Tecnologia da Informação - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching - Certificado pela Behavioral Coaching Institute - Practitioner em PNL - Analista de Perfil Comportamental Apogeo - Coach de Carreira especializado no mercado de TI Sou um entusiasta a respeito do potencial humano e acredito que cada pessoa possui infinito potencial de crescimento e todos os recursos necessários para conquistar seus objetivos. site: www.alexdelacosta.com.br e-mail: coach@alexdelacosta.com.br facebook: www.facebook.com/alexdelacostacoach

Alex Dela Costa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes