Carreira

Ξ Deixe um comentário

Desenvolvendo o seu melhor

publicado por Arnaldo Auad

Desenvolvendo o seu melhorVocê pode ter muito mais a ganhar por desenvolver seus dons e aproveitar suas habilidades naturais do que por tentar reparar seus pontos fracos. Aqui está uma maneira sistemática para descobrir quem você poderá ser quando estiver usando o seu melhor.

A maioria dos comentários de feedback acentua o negativo. Durante as avaliações formais, os debates focam invariavelmente nas “oportunidades de melhoria,” mesmo se a avaliação geral é extremamente positiva. Informalmente, a curta picada de críticas dura mais do que o longo bálsamo de elogios. Vários estudos têm mostrado que as pessoas dedicam grande parte da atenção a informação negativa. Por exemplo, quando solicitados a recordar eventos emocionais importantes, as pessoas se lembram de quatro memórias negativas para cada uma positiva. Não é de admirar que a maioria das pessoas avaliam e recebem avaliações de desempenho com o mesmo entusiasmo de uma criança a caminho do dentista.

Uma alternativa, segundo os pesquisadores Marcus Buckingham, Donald Clifton, é promover a excelência, identificando e aproveitando os pontos fortes de cada pessoa. É um paradoxo da psicologia humana que, enquanto as pessoas guardam e se lembram de críticas, elas respondem e esquecem elogios. É simples perceber que as criticas colocam a pessoas na defensiva e, portanto, não exerce o motivo para mudar, enquanto o elogio sobre os pontos fortes produz a confiança e o desejo de um melhor desempenho.

As pessoas que conhecem e acumulam suas forças podem alcançar seu potencial máximo em qualquer área de suas vidas.

Esta abordagem fundamentada nos postos fortes de cada pessoa não pretende ignorar ou negar os problemas que mecanismos de feedback tradicional identificam. Em vez disso, ela contribui e complementa o processo oferecendo uma experiência singular que contrabalança as entradas negativas. Ela permite as pessoas tocar em seus pontos fortes mesmo que elas não estejam cientes que estes existam e assim contribuir mais para suas vidas e carreiras.

Durante os últimos anos, foi desenvolvida uma poderosa ferramenta para ajudar as pessoas a compreender e aproveitar os seus talentos individuais. Chamado de “Refletindo o Seu Melhor”, o método permite as pessoas desenvolver um sentido de sua “melhor marca pessoal”, a fim de aumentar o seu potencial futuro. O exercício e uso do (RSM) é apenas um exemplo de novas abordagens que vem saltando de uma área de pesquisa denominada de estudos organizacionais positivos.

Assim como os psicólogos sabem que as pessoas respondem melhor ao elogio do que crítica, estudiosos do comportamento organizacional estão descobrindo que quando as pessoas e empresas se concentram nos atributos positivos, tais como resiliência e confiança, podem colher impressionante resultados finais. Milhares de executivos, bem como os líderes de amanhã matriculados em escolas de negócios ao redor do mundo, concluíram e se beneficiaram do exercício que quero apresentar.

Nos artigos seguintes, irei orientá-lo através de exercícios passo-a-passo e descrever os insights e resultados que este processo pode gerar. Antes de prosseguir, no entanto, umas poucas advertências são necessárias. Em primeiro lugar, entenda que a ferramenta não foi projetada para massagear seu ego, o objetivo é ajudá-lo a desenvolver um plano de ação mais eficaz. (Sem esse plano, você vai continuar correndo sem sair do lugar).

Em segundo lugar, as lições geradas a partir do exercício RSM podem iludi-lo se você não prestar suficiente e sincera atenção a elas. Se você é sobrecarregado de pressões de prazos e exigências do trabalho, você pode cair na armadilha de apenas apresentar a informação necessária e esquecê-la.

Para ser eficaz, o exercício requer diligência, compromisso, e continuidade. Pode até ser útil ter um coach para mantê-lo executando as tarefas.

Em terceiro lugar, é importante realizar o exercício RSM num período diferente do ano em que a avaliação de desempenho tradicional ocorre, pelo fato de o feedback tradicional ser fundamentalmente negativo convém não permitir que interfira os resultados do exercício. Usado corretamente, o exercício RSM pode ajudá-lo tocar em áreas não reconhecidas e de inexplorado potencial. Armado com um processo construtivo e sistemático de coleta e análise de dados sobre o melhor de si, você pode melhorar e muito o seu desempenho no trabalho e em todas as áreas da sua vida. Aproveite! Leia os próximos artigos!

[Crédito da Imagem: Profissional – ShutterStock]

Artigo originalmente postado em: www.direcaoesentido.com.br

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Empresário, Escritor, Fundador da Meeting Soluções Estratégicas e da Direção e Sentido Coaching e Treinamentos, PNL Practitioner formado pela HP Consulting U.S.A., Certified Professional Coach pela Academia Brasileira de Coaching, licenciada pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão e implementação de estratégias, processos e sistemas de CRM, BI e ERP, atuo com implementação de Datawarehouses e da suite de soluções IBM Cognos atendendo clientes como Merial Saúde Animal, Electrolux, Banco Safra, F/NAZCA, Canon, Astra-Zeneca entre outros. O Behavioral Coaching Institute foi considerado por 3 anos consecutivos pela Survey ICAA como a número 1 em treinamento de Business and Organization Coaching Training. A Metodologia desenvolvida pelo BCI está presente nas maiores corporações mundiais como: Toyota, Sony, Citibank, Avon, Motorola, Nextel, Pfizer, Mercedez, NASA, Bank of New York, Ernest & Young, PriceWatherHouse, Banco de Singapura, Força Aérea Americana, Walt Disney World dentre outros. Sou Palestrante, Consultor de Gestão, Facilitador de Workshops e Treinador especializado em: · Liderança e empreendedorismo; · Relacionamento interpessoal; · Competências gerenciais; · Marketing de relacionamento; · Inteligência de negócios. Como Consultor Sênior para América Latina na HP Consulting, atuei intensamente na definição e implementação de processos de e-business e CRM em várias empresas no Brasil, Argentina, Chile Colômbia México e Estados Unidos. Participei ativamente na introdução de novas tecnologias no Brasil, onde atuei apresentação de sistemas consagrados no mercado americano para gestão de clientes tais como Vantive, Clarify e E.piphany ao mercado brasileiro.

Arnaldo Auad

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes