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Crise, reflexão e oportunidade

publicado por Helio Ferenhof

Figura - Crise, reflexão e oportunidadeQuando as “coisas” estão aparentemente indo bem, a tendência de muitos é não mexer em time que esta ganhando. Por outro lado, em momentos de crise, busca-se maneiras para ultrapassar a crise. Decisões errôneas como manter do jeito que está nas vacas gordas e redução de custo e cortes sem o devido planejamento nas vacas magras, podem ainda mais agravar a situação da empresa.

Todo o dia é dia de oportunidade, de reflexão, o que está sendo feito certo em meu negócio que deve ser mantido. Houve mudanças no ambiente, seja interno ou externo, para que eu adapte os processos produtivos, mesmo que antes estivessem bons? Onde estão as oportunidades de melhoria contínua?

Administrar é a solução, entender o seu negócio, fazer o planejamento estratégico, desenvolver um portfolio de projetos que atenda ao planejamento, mapear o seu processo produtivo, entender a cadeia de valor de sua organização, saber o tempo de produção, o custo de produzir, saber precificar, focar no seu cliente.

Mas como colocar em prática? Utilize um sistema de gestão. O pensamento enxuto, em inglês Lean Thinking, pode servir de guia para alinhar as estratégias de negócios da empresa e aumentar a satisfação dos clientes

O Lean Thinking, possui cinco princípios

  1. Valor: definir o que é valor sob a ótica do cliente, ou seja, o cliente defini o que é valor em seu produto. Sendo assim, aquilo que ele não está disposto a pagar pelo produto é desperdício e deve ser eliminado.
  2. Fluxo de Valor: Deve-se identificar quais tarefas agregam valor ao produto, As que não agregam valor mas são necessárias para produção e, as que não agregam valor que são consideradas desperdícios e devem ser eliminadas. Resultando em melhorias no processo produtivo, redução de custos, tempo, esforços.
  3. Fluxo Contínuo: Uma vez identificadas as tarefas que agregam valor, deve-se estabelecer um processo de produção contínuo atendendo as necessidades do cliente com menor tempo de processamento do pedido e entrega do produto, seja um bem ou serviço, evitando estoque.
  4. Produção Puxada: Produzir apenas o que o cliente solicitou, uma vez que seu processo produtivo atende as necessidades de seus clientes, não há necessidade de desperdiçar seus recursos produzindo, armazenando, acondicionando seus produtos, ou seja produzindo sem a certeza de venda e estocando-o.
  5. Perfeição: O objetivo é a contínua busca em agregar valor nos processos, tecnologias, pessoas e por fim nos produtos desenvolvidos pela organização.

Traga estes princípios para sua vida e enxergaras a crise como um mar de oportunidades de melhorias.

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Autor

Helio Ferenhof, Dr. Eng, MBA, PMP .'. ITIL Foundations Bacharel em ciência da computação pela UNESA; Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC. Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas – UFSC. MBA em E-Business pela FGV/RJ; Professor da Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos e Segurança da Informação do SENAC/SC; Professor da Pós-Graduação em Gerenciamento de TI & Projetos da Universidade Estácio de Sá /SC; Diretor do IGCI empresa de consultoria em Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos & TI (www.igci.com.br) ; Apresenta mais de 20 anos de experiência adquirida em empresas multinacionais e consultorias de renome.

Helio Ferenhof

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