A esta altura, o vínculo entre a modernização da TI e o sucesso da empresa está claramente definido e bem compreendido. Segundo uma recente pesquisa realizada com profissionais de TI brasileiros, 98% dos participantes indicaram que a adoção de novas tecnologias significativas é, pelo menos, parcialmente importante para o sucesso de longo prazo da organização, e o quesito restrições orçamentárias foi uma das principais limitações apontadas para a adoção dessas novas tecnologias.
Acredito que o problema, neste caso, é que os departamentos de TI ainda são vistos como centros de custo, e não como capacitadores de negócios. A consequência é que os departamentos de TI recebem praticamente o mesmo orçamento todos os anos, sem levar em conta o fato de que a TI tem um impacto mais amplo e cada vez mais expressivo em todas as áreas da empresa a cada ano que passa. E o que é mais importante: essa mentalidade impede que a TI tenha a oportunidade de transformar e otimizar a empresa.
E, embora a estimativa seja que os gastos relacionados à TI superem R$ 13 trilhões até 2019, de acordo com a empresa analista Gartner, é importante considerar o destino desses fundos: em vez de investir em aprimoramentos que possam maximizar a eficiência da empresa, cortar custos e melhorar a qualidade da experiência do usuário final, uma organização típica gasta praticamente 70% dos seus investimentos em TI só para manter as luzes acesas, ou seja, a maioria do tempo e dos recursos é gasta simplesmente para manter as funções de negócios ativas.
A consequência de um departamento de TI com alocação de pessoal ou financiamento inadequados é que a inovação acaba ficando pelo caminho. Sem recursos suficientes, como a visibilidade da integridade e do desempenho de sistemas e ferramentas que possam fornecer alertas antecipados, a função da maioria dos departamentos de TI volta a ser combater incêndios. Tudo é puramente reativo, e sua função tem mais a ver com correções rápidas do que com uma operação proativa para identificar problemas potenciais antes que o usuário final seja afetado. Além disso, as organizações que não conseguirem reservar fundos adicionais para o departamento de TI muito provavelmente ficarão relegadas à operação de uma infraestrutura obsoleta e ineficiente, destituída de avanços modernos.
O ponto a ser considerado pelo gerenciamento é o seguinte: se acreditam que a TI é importante para o sucesso da empresa, mas não liberam os fundos necessários para a implementação de atualizações, eles estão não apenas prejudicando o departamento de TI, mas também o futuro da organização.
Então, como você, como profissional de TI, pode influenciar um gerenciamento que está satisfeito com a operação de infraestruturas, aplicativos e softwares ultrapassados a garantir que o departamento de TI seja adequadamente equipado para inovar e implementar melhores tecnologias?
Em um mundo em que redes e sistemas são cada vez mais complexos e distribuídos, os profissionais de TI precisam compreender o que motiva o gerenciamento a manter e inovar tecnologias. Os responsáveis pela tomada de decisões financeiras estão interessados em tudo o que possa reduzir os gastos, o que inclui a automação, a substituição de softwares caros por alternativas de mais baixo custo e a redução do espaço ocupado pelo hardware em geral, o que implica na redução da manutenção, do suporte e até mesmo do consumo de energia. A fim de evitar riscos e, ao mesmo tempo, encontrar oportunidades de investimento que resultem no aumento do ROI, a liderança está frequentemente disposta a dedicar parte do orçamento para atingir essas metas.
E apesar da valorizar o papel fundamental que a TI desempenha na empresa moderna, a equipe de gerenciamento provavelmente não se importa muito com tecnologia, a menos que ela não funcione. Portanto, o primeiro passo é criar um certo nível de conscientização que retome esses três temas. Por exemplo, você precisa traduzir a solicitação de quatro novos servidores feita pelo departamento de TI em uma solicitação que informe, de maneira direta e convincente, como esses servidores darão suporte a funções de missão crítica e processos de negócios.
É claro que mesmo um caso meticulosamente preparado e apresentado para obtenção de um orçamento maior diante do crescimento da empresa pode não resultar em uma mudança notável para a TI, seja porque a organização não tem recursos disponíveis ou porque a ocasião não é adequada. Na ausência de fundos adicionais, os profissionais de TI podem usar as práticas recomendadas a seguir para maximizar os recursos existentes até que o aumento do orçamento possa ser novamente solicitado.
Com relação especificamente aos sistemas, um dos equívocos mais comuns que encontro nas operações rotineiras de infraestrutura é o desperdício de recursos decorrente do planejamento inadequado da capacidade ou de excessos no provisionamento. Pesquisas mostram que pelo menos 25% dos recursos de TI são desperdiçados pelo provisionamento excessivo e por máquinas virtuais esquecidas ou zumbis, entre outras causas. Você precisa de ferramentas que permitam detectar recursos subutilizados, maximizar a capacidade existente e reduzir a necessidade de mais recursos. É importante começar a pensar agora sobre como sua empresa crescerá nos próximos 3 a 5 anos e sobre como esse crescimento afetará a infraestrutura existente, de modo que você não fique restrito a sistemas que não podem ser escalonados ou crescer juntamente com as necessidade de novos recursos.
Uma boa regra geral é usar as projeções de crescimento de negócios existentes da empresa. Se sua empresa prevê um aumento de receita de 10% ao ano nos próximos três anos e de 5% ao ano depois disso, e você está disposto a considerar a substituição completa de uma solução após cinco anos, compre um produto que possa ser escalonado para 40% do tamanho atualmente necessário.
Para concluir, lembre-se de que, ao buscar o financiamento adicional de que seu departamento de TI precisa para acompanhar o crescimento da empresa como um todo, você precisa traduzir sua solicitação para uma linguagem que os líderes de negócios entendam, que é a linguagem do crescimento, dos custos e dos riscos dos negócios. Mas entenda que, às vezes, os recursos financeiros simplesmente não estão disponíveis. Nesses casos, ainda há medidas que você pode tomar para ajudar a melhorar o desempenho da infraestrutura e dar suporte às necessidades de negócios sem o influxo de caixa: mais especificamente, automatizar, otimizar e monitorar.
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