Construir um discurso estruturado e organizado que salte aos olhos e ouvidos do seu público faz total diferença para atingir os objetivos esperados. Para que qualquer processo de comunicação funcione no mundo de hoje, ele precisa ser conciso e qualificado, ser de fácil entendimento e memorização, mostrando o benefício que a sua solução, serviço ou produto entrega às audiências impactadas.
Algumas características para se criarem discursos vencedores e abordagens de até 1 minuto para acionar e suscitar interesse com o objetivo que haja continuidade em um relacionamento comercial são: unicidade na oferta, senso de oportunidade e abertura de um canal de comunicação onde o prospect sinta a necessidade de interação e ação ( call to action).
É muito importante que seu público possa ser capaz de compreender sua comunicação e mensagens nos primeiros segundos mantendo a atenção no que você ou sua empresa está dizendo. Isso vale para uma abordagem, uma apresentação, um vídeo, um folder, uma campanha, um discurso, ou seja, a regra vale para qualquer ponto de contato com seu público. Se isso não for possível, é porque está você sendo muito complexo ou não está focado naquilo que realmente interessa e, certamente não irá funcionar.
Vivemos em uma era de excesso de informações e dispersão coletiva evidente, onde o grande desafio é reter a atenção das pessoas e fazê-las memorizar algo que as auxiliará a atingir o objetivo da sua comunicação. Comunicar-se com bom senso, eficiência e simplicidade é um valor cada vez mais valorizado no mercado. Lembre-se, concisão qualificada é o caminho. Menos, com qualidade, pode ser muito mais.
Quem já viu uma apresentação de Steve Jobs vai dizer que ele é um dos oradores mais extraordinários do mundo corporativo. Enquanto a maioria dos palestrantes transmitem apenas informações e dados, Jobs inspira audiências em suas apresentações. Um dos elementos mais característicos nas apresentações de Steve Jobs é a beleza visual de suas telas. As apresentações são simples, concisas e com muitos recursos visuais, enquanto a maioria dos palestrantes e executivos enchem seus slides e telas com dados e gráficos muitas vezes irrelevantes para a audiência,
Jobs faz simplesmente o contrário, usa pouco texto e muitas imagens e se utiliza de matérias complementares que causam uma interação com a audiência. Interagir com a audiência é uma técnica que auxilia na manutenção da atenção durante os discursos.
No caso de Steve o software de transmissão de slides é uma plataforma de entrega de discurso falado e visual que fora muito bem planejado e principalmente treinado.
Muitos são os recursos e técnicas que farão a audiência se conectar com você ou suas campanhas. Pense simples e saiba que chegar ao simples pode ser bem complicado.
[Crédito da Imagem: Mundo Corporativo – ShutterStock]