Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Como o físico britânico Stephen Hawking se comunica?

publicado por Denis Katko

O físico britânico Stephen Hawking, 69 anos, ajudou a entender a origem do universo, o papel dos buracos negros e, de quebra, escreveu as 262 páginas do maior best-seller da ciência para leigos: Uma Breve História do Tempo. E fez isso sem conseguir mover o corpo

O problema dele: aos 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença que afeta células nervosas responsáveis pelo controle da musculatura. Os médicos lhe deram 2 anos de vida. A doença afetou a fala, cada vez mais desarticulada, mas ele conseguia se comunicar. Ditou à secretária o rascunho do livro em 1984.

No ano seguinte, porém, Hawking teve uma pneumonia grave e precisou fazer uma traqueostomia de emergência. Foi então que perdeu de vez a voz. Mudo e quase todo paralisado, passou a levantar uma sobrancelha quando alguém apontava para letras. Mais tarde adotou o software Equalizer, que permite escrever frases selecionando palavras de um menu com um toque da mão. Por fim, um sintetizador de voz instalado com o Equalizer trouxe de volta a fala, ainda que eletrônica.

Hawking ocupou a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge até 2009 comunicando-se apenas com um botão. E reclama: “O sintetizador me dá um sotaque americano”.

Como Hawking escreve e pronuncia seus discursos

  1. Um tablet é instalado em um suporte de metal acoplado a um dos braços da cadeira.
  2. No menu há termos prontos, como “sim”, e uma lista de palavras em ordem alfabética, além da função Soletrar.
  3. Um sensor nos óculos capta movimentos da bochecha usados para escolher as frases.
  4. O texto completo é enviado ao sintetizador, que cria a voz simulando entonação, segundo Sam Blackburn, assistente de Hawking. O som sai atrás do suporte do computador.
  5. Para palestrar, ele escreve o discurso antes. Na hora da participação, envia ao sintetizador uma frase por vez, o que deixa a fala mais natural.

Hawking no dia a dia

Stephen Hawking tem na cadeira de rodas um controle remoto universal que usa para acender luzes, abrir portas e usar TV, DVD e aparelho de som.

Esse tipo de Tecnologia está muito distante ainda do nosso país, mas, como em TI tudo voa, não me admiraria se esse tipo de suporte já estivesse disponível no país

Autor

Denis Katko, 41, atua na área de desenvolvimento web com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É proprietário do site (Professor Denis Katko) onde aplica seus conhecimentos de WebDesign & Comércio Eletrônico pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2007). Com pós-graduação em nível de especialização MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Denis Katko

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes