Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Como dirigir um veículo automático pela primeira vez

publicado por Equipe da Redação

É possível que não seja o seu primeiro carro ou que um dos Nissan seminovos seja, sim, o primeiro veículo que você dirige na vida. Não deve se estressar ou ficar com preocupação por não saber como dirigir um carro automático. Fique tranquilo, porque é mais fácil do que você pensa e aprendendo a fazer direito, não só poderá aproveitar todos os benefícios, mas também adquirir hábitos importantes que darão mais tempo, de vida útil à transmissão.

Nada melhor do que um carro com transmissão automática para dirigir na cidade, porque veículos como os Nissan seminovos resultam muito práticos devido ao intenso tráfego nas ruas. Acontece que estar pisando continuamente o pedal da embreagem para só poder avançar um ou dos metros, acaba com a paciência e a calma de qualquer um!

Ter a possibilidade de dirigir, por exemplo, algum dos carros seminovos da Nissan, permitirá que você tenha a oportunidade de dirigir um veículo especial, que facilita muito a direção. No entanto, é necessário aprender direito, para tirar o maior proveito.

Característica da direção de um carro com transmissão automática

A primeira coisa que você vai perceber quando entrar em um carro automático como os seminovos Nissan, é que não possuem nem a alavanca de câmbios nem o pedal da embreagem. Por outro lado, esse tipo de carros tem outra nomenclatura no seletor da caixa automática que você deverá conhecer direito:

  • P: Parking, que significa ‘estacionado’.
  • R: Reversa.
  • N: Neutral, é a posição conhecida como ‘ponto morto’ em uma caixa manual.
  • D: Drive, que significa ‘conduzir’, é a posição para avançar.

Uma outra característica de um veículo com transmissão automática são os pedais, que estão localizados no mesmo lugar que em um carro com transmissão manual, porém sem o pedal da embreagem. O pedal do freio está situado no lado esquerdo e o pedal do acelerador está situado no lado direito. Não há como se confundir!

Com este tipo de veículos você ficará despreocupado com os câmbios de pedal rápidos e o perigo do motor do carro morrer, pois só há pedal de freio e pedal de acelerador. Não há mais esse jogo de tirar o pé devagarinho da embreagem para pressionar aos poucos o acelerador. Você não terá mais que se preocupar com isso.

Se for para uma concessionária Nissan seminovos, você poderá checar todos os componentes e acessórios, para entender melhor do que se trata.

Dicas muito importantes para poder dirigir corretamente

Antes de colocar a chave na ignição e ligar o motor, pise no pedal do freio. Depois de ligar o motor, você deverá mudar a alavanca de câmbios automáticos de ‘P’ (Parking / Estacionado) para ‘D’ (Drive / Acelerar) ou ‘R’ (Reversa), dependendo se você quer avançar com o carro ou ir para trás para, por exemplo, sair de uma vaga de garagem.

Muito cuidado: antes de começar a andar, ou seja, antes de retirar o pé do pedal do freio, retire o freio de mão, que possui um botão na ponta para poder destravá-lo. Depois de retirar o pé do pedal do freio, o carro começará a se movimentar bem devagar.

Para poder aumentar a velocidade, pise no pedal do acelerador devagar até atingir a velocidade que você quiser, sempre dentro dos limites permitidos na região onde você estiver circulando.

A partir desse momento, você notará que tudo é mais fácil do que parecia, pois é só ir alternando os dois pedais durante todo o tempo em que você estiver dirigindo o veículo. Uma dica que pode ser, na realidade, um bom conselho: use só o pé direito para pisar no freio e no acelerador, deixando o pé esquerdo simplesmente descansando. Esse será um hábito que você poderá adquirir muito positivo para uma direção tranquila e segura de um carro automático.

Quando você for estacionar, mude a alavanca para a posição ‘P’ e acione o freio de mão. Se o carro for ficar em uma rua com declive, você deverá:

  1. Pisar no freio
  2. Colocar a alavanca no ponto ‘N’
  3. Acionar o freio de mão
  4. Soltar o pedal do freio
  5. Mudar a alavanca para ‘P’.

Mesmo parecendo uma tolice, isso fará que a vida útil da caixa de câmbios se prolongue por mais tempo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.