Tecnologia

Ξ 1 comentário

Comande seu computador através da voz

publicado por Gilberto Sudré

Você esta cansado de digitar tudo que precisa? A sua atividade profissional mantêm suas mãos ocupadas e mesmo assim você precisa enviar comandos para o computador? Pois para muitas pessoas utilizar o teclado não é uma experiência fácil ou prática. Para este uso foram criados diversos programas que se propõem a reconhecer os comandos de voz e traduzi-los em instruções para o micro.

Mas você deve estar se perguntando, será que estes programas funcionam mesmo? Apesar do índice de acerto ter aumentado bastante, hoje acima dos 95%, o resultado ainda não é perfeito. A voz humana possui muitas variações o que dificulta o seu reconhecimento. Alguns detalhes afetam resultado alcançado como: a qualidade do microfone utilizado, o nível do ruído do local onde você está e a capacidade de processamento do hardware utilizado.

Um dos primeiros aplicativos comerciais de reconhecimento de voz foi o IBM Via Voice (http://www.ibm.com/viavoice/). Composto de uma família de ferramentas para reconhecimento da fala que permite que você dite o texto desejado e este seja reconhecido e inserido em um texto no Word ou mesmo em uma planilha Excel. Você também pode definir comandos por voz para a execução de um aplicativo, copiar ou abrir um arquivo.

O Via Voice possui uma interface bastante amigável e é compatível com a língua portuguesa. O Aplicativo conta com uma base de dados de aproximadamente 60 mil palavras, isto permite a grafia correta de palavras incluindo os acentos.

Outra alternativa interessante é o e-Speaking (http://www.e-speaking.com/). Este aplicativo é gratuito e também integrado ao Microsoft Office. Ele já possui mais de 100 comandos pré-configurados para interação com o sistema operacional. Com o e-Speaking você vai poder incluir novas palavras ao dicionário interno e com isto melhorar a taxa de acerto do aplicativo.

Por último temos o navegador Opera (http://www.opera.com) que, além das funções de acesso à páginas da Internet, também pode “entender” o que você fala. Para ativar este recurso vá nos seguintes menus “Tools” > “Preferences” > “Advanced” > “Voice” e ative a função de “Voice”. Agora o navegador vai poder te ouvir.

Pronto, agora você já pode operar o seu computador sem precisar usar o teclado todo o tempo,

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.