Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Cloud Computing – Amazon EC2

publicado por Guilherme Mamede
Amazon Elastic Compute Cloud (EC2)

Em Agosto de 2006, a Amazon anunciou uma versao publica em fase beta do EC2, havia ate entao servidores limitados, porem em Outubro do ano seguinte a Amazon lançava instancias Large e Extra-Large. Hoje existem nove diferentes configuraçoes a disposiçao dos desenvolvedores, umas com mais ou menos recursos de CPU e outras com mais ou menos memoria.

Amazon EC2 é um serviço web que fornece escalabilidade aos servidores WEB na nuvem, atraves de uma forma bem facil para os desenvolvedores. A evoluçao da Amazon tem sido constante, e é bom estar sempre acompanhando, pois uma nova funcionalidade, quando colocada em pratica podera reduzir os seus custos e aumentar sua performance.

Em Outubro de 2008, quando fiz o start-up da Ozonion, minha primeira decisao por utilizar o EC2 foi em relaçao aos custos. Quando voce inicia um start-up, o seu software ainda não esta pronto para produçao, logo não precisa de crescimento em escala, portanto o custo beneficio de alugar uma maquina na Amazon era a melhor opçao. Nosso primeiro teste foi com o proprio site institucional, que desenvolvemos bem rapido e coloquei na maquina mais simples disponivel, fizemos alguns testes de carga e com uma media de 15.000 clicks por hora, a maquina começava a demonstrar instabilidade, porem ainda não seria um problema para nossa empresa.

Em Agosto de 2008 a Amazon lançou a possibilidade de comprar um IP fixo, quando a plataforma estivesse em produçao, precisariamos de um IP fixo, principalmente para integraçoes com parceiros de tecnologia que tem firewall de saida, e com IP dinamico, isso seria um problema.

Como estavamos iniciando no EC2, decidimos implementa-lo à risca, entao a maquina que teria IP fixo, seria a maquina do balanceamento de carga, e já em 2008 montamos nossa entrutura com uma maquina balanceando a carga com outros dois servidores. O mais interessante era que podiamos fazer esses testes justamente porque os preços eram extremamente baixos, principalmente quando comparados ao mercardo nacional.

Para colocar seu projeto no EC2 da Amazon, é muito simples, e existem diversos tutoriais da propria Amazon que explica detalhadamente os passos necessarios. A minha dica para voce é utilizar o EC2 sem medo, realize testes e comprove que funciona. Com uma instancia Micro com Linux/Unix custa U$0.007 por hora enquanto que a Windows custa U$0.013. Da para fazer muita experiencia e testes por menos de 10 dolares mensais.

Estando confiante que a Amazon EC2 atende suas necessidades, sugiro fazer testes de carga para cada nivel de instancia e aplicando a sua realidade, voce podera ter um servidor que atende suas necessidades com baixo custo.

Fique atento também às reservas que voce pode fazer, uma instancia reservada por 3 anos dará um desconto superior a 50%.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

CEO e Fundador do primeiro Demand Side Platform da America Latina com tecnologia de Real-time Bidding. www.meltdsp.com

Guilherme Mamede

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.