CarreiraAs tendências tecnológicas mais promissoras para a evolução digital...

As tendências tecnológicas mais promissoras para a evolução digital das empresas em 2023

-

Todas as empresas precisam e devem evoluir tecnologicamente para alcançar um alto patamar competitivo no mercado atual. E, levando em consideração essa premissa, a cada ano, novas tendências tecnológicas tornam-se prioritárias no plano de negócios das companhias. Sendo assim, após a era da transformação digital, a qual grande parte das companhias já adentraram, agora é o momento de investir na evolução digital, ou seja, avaliar o nível de maturidade digital atual e evoluir no processo, considerando não apenas o ambiente tecnológico, mas também o ser humano como fator-chave para a evolução.

Neste sentido, ao seguirem o caminho da evolução digital, empresas de todos os portes precisam seguir inovando por meio de novas tecnologias. De acordo com o relatório “Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente’, divulgado pelo Observatório Softex, apenas em 2021, o Brasil investiu cerca de R$ 322 bilhões em tecnologia, reforçando sua importância para o desenvolvimento das organizações. Tendo em vista este cenário, quais serão, portanto, as principais tendências tecnológicas nas empresas para 2023?

Digitalização dos processos

O mundo está cada vez mais digitalizado, proporcionando facilidades antigamente inimagináveis, como compras totalmente remotas, seguras e rápidas, resolução de problemas via interação digital. Neste contexto, o comportamento do consumidor também se adequa, beneficiando-se da possibilidade de “ligar e desligar” algum serviço quando quiser ou solucionar alguma demanda no momento e lugar em que estiver.

Este padrão digital já é, então, uma exigência em todas as empresas, de qualquer porte ou segmento, a fim de oferecer aos seus clientes uma experiência de qualidade e consistente. Com uma menor interação humana, as companhias buscam atingir estabilidade, previsibilidade e cumprimento de promessas que podem proporcionar melhores experiências aos usuários. Desta forma, a digitalização dos processos geralmente permite que os serviços atendam ou excedam as expectativas dos clientes, gerando fidelização e tornando-se um grande diferencial competitivo.

Gerenciamento de Dados e Segurança das informações

Uma das principais consequências da digitalização em massa e da priorização das experiências online é a derivação do aumento na quantidade de dados a serem consumidos, armazenados e gerenciados pelas organizações. De acordo com o relatório Data Age 2025, da IDC, a expectativa é que a quantidade de dados criada, capturada, copiada e consumida, que era de 33 zettabytes (ZB) em 2018, cresça para 175 ZB até 2025.

Assim, o atual desafio das empresas não é a produção de mais dados ou o seu compartilhamento, que muitas vezes já ocorre de forma orgânica, mas sim o seu gerenciamento em grandes proporções e o acesso a eles de maneira efetiva, bem estruturada e econômica, para um processo decisório assertivo. Neste sentido, um gerenciamento bem executado dos dados em uma companhia permite maior confiabilidade para a resolução de problemas, novas soluções, ideias, e tomadas de decisões importantes para o negócio.

Além disso, com o aumento dos dados e consequente demanda pelo seu gerenciamento, surge outra preocupação nas empresas: a segurança das informações. Para garantir que todos os dados coletados e armazenados estejam seguros, as companhias devem investir cada vez mais em tecnologias de proteção e no treinamento de suas equipes de colaboradores para assegurar a correta manipulação das informações e evitar invasões hackers ou vazamento dos dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde agosto de 2020, possui a responsabilidade de estabelecer práticas para a coleta e o gerenciamento de dados nas empresas. Vale lembrar que a primeira pessoa a desmontar um sistema de segurança é o próprio usuário da instituição. Com isso, a LGPD auxilia no cumprimento das iniciativas para as conformidades, possibilita uma melhor gestão, segurança e privacidade dos dados, aumenta a confiabilidade das empresas e cria uma relação mais segura com os consumidores.

A importância da Governança

Mais uma tendência nas empresas para o próximo ano será o investimento em governança. Nos últimos anos, especialmente com o enfrentamento à pandemia, muitas mudanças ocorreram no mercado de trabalho, gerando uma demanda maior na governança dos processos de licenças e softwares nas companhias.

Sendo assim, há uma grande possibilidade de que em 2023, as empresas invistam ainda mais neste setor, a fim de organizar e controlar efetivamente seus sistemas e softwares, mitigando qualquer risco tecnológico ou financeiro para o negócio. Com as melhores práticas de gestão dos ativos de software, as instituições garantem maior segurança, controle de gastos, além da redução de contratos.

A tecnologia como aliada no sucesso dos negócios

Para obter os melhores resultados e saber em quais tecnologias é preciso investir, as companhias cada vez mais devem atentar-se às necessidades de seu negócio e para qual caminho desejam seguir em 2023. A partir disso, é possível traçar um plano adequado, contando com consultorias e profissionais especializados, e seguir rumo à evolução digital.

Neste atual cenário competitivo, não se pode ficar para trás. Existem apenas duas alternativas: escolher o investimento tardio e não atingir a competitividade exigida atualmente, ou considerar e adotar as principais tendências tecnológicas para alavancar os negócios e atingir, de fato, uma posição de sucesso no mercado.

Otávio Argenton é Country Manager da SoftwareONE, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem.

Equipe da Redaçãohttps://wordpress-1301991-4735944.cloudwaysapps.com/
Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Latest news

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...
Publicidade

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Must read

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you