Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

Apple sob ataque!

publicado por Eduardo Marques

A Apple tem vindo a crescer fortemente e já foram lançadas previsões, pela empresa de pesquisas Forrester Research, de que o seu crescimento iria superar a IBM e a HP já em 2013. O crescimento de vendas dos Macs tem sido superior ao crescimento dos PCs nos últimos cinco anos, de acordo com o jornal inglês The Guardian, e a expectativa é que esse crescimento continue, impulsionado pelo “efeito de aura” causado pelo iPhone e iPad.

O “efeito de aura” basicamente consiste em que a compra de um produto leve à compra de outro, ou seja, quem compra um iPhone ou iPad pode acabar comprando um Mac mais tarde.

Todo esse crescimento tem vindo a atrair outro tipo de atenção, com a base de usuários aumentando, começam a aparecer notícias de malware para os produtos da Apple. A Sophos detectou malware em 26 de Fevereiro que utilizava código-fonte de um trojan do Windows, apelidado de BlackHole RAT. Ele dá controle remoto do Mac OSX para um invasor. Outro que ganhou notoriedade ultimamente foi o Mac Defender, surgido em Maio é um cavalo de tróia que se disfarça de software antivírus e tem sido considerado um dos mais ameaçadores já criados para o sistema operacional da Apple.

Apesar de tudo a instalação não é fácil, uma vez que precisa ser executado pelo usuário. De qualquer forma, os usuários Mac não estão acostumados a receber ameaças virtuais como os usuários do windows, pelo que podem ser mais facilmente enganados por estes esquemas.  Preocupa também a criação de novas variantes deste cavalo de tróia e a Apple já está enviando atualizações que incluem ferramenta de remoção deste software malicioso.

Entretanto uma nova notícia pode preocupar os “Macminianos”, no dia 25 de Julho um pesquisador de segurança detectou uma vulnerabilidade séria nos Macbooks, que pode permitir a alteração do firmware das baterias permitindo que um cracker instale malware nelas. Esse ataque é potencialmente perigoso pois além de dificultar a detecção do malware, mesmo que o usuário troque o HD, reinstale o sistema operacional e faça um flash na BIOS, o malware seria novamente reinstalado, porque iria se manter na bateria do laptop.

Apesar de tudo os sistemas da Apple ainda são relativamente seguros, mas é bom ficar de olho atento e não menosprezar a segurança.

Mais informação (alguns links em Inglês):

http://www.hardware.com.br/noticias/2011-03/apple-receita.html

http://www.guardian.co.uk/technology/blog/2011/may/24/apple-sales-growth-pc-market

http://www.tecmundo.com.br/10407-mac-defender-malware-a-apple-nao-esta-mais-segura.htm

http://support.apple.com/kb/HT4650?viewlocale=pt_BR

http://www.tecmundo.com.br/8846-empresa-de-seguranca-descobre-novo-malware-para-mac-os-x.htm

http://www.techrepublic.com/blog/security/attack-of-the-apple-laptop-battery-vulnerability-could-be-used-to-install-malware/5835?tag=nl.e101

Autor

Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes