Carreira

Ξ Deixe um comentário

Amanhã vou trabalhar muito!

publicado por Helio Soares

Figura - Amanhã vou trabalhar muito!Não suporto a atitude de alguns profissionais de deixar para amanhã. Mas, por que isto acontece? Na prática, como ser diferente da maioria e ter um desempenho acima da média?

Embora haja dezenas de livros sobre hábitos para ser mais eficiente, vou me arriscar a dizer 5 hábitos que, na prática, tornaram a mim e alguns das equipes que gerenciei serem mais eficientes.

  • Faça o que é seu. Mas faça!Delegar é obviamente importante. Mas algumas atividades são nossas e não devem ser postergadas. Devem ser feitas na ordem de prioridade definida. Se for hoje, tem que feito hoje. Pegue e faça.
  • Priorize sua lista de pendências do dia (espero que ela exista).Escrever no papel os itens a serem feitos é fundamental. Está lendo um e-mail e surgiu uma tarefa nova, escreva na lista. Começar a fazer uma tarefa aleatória, fora da lista ou ordem de prioridade, afeta diretamente a produtividade. O desespero causado pela ansiedade de ver tanta coisa a ser feita deve ser atacado com organização e atitude.
  • Use uma agenda.Já pensei em tirar este hábito da lista, por me parecer óbvio. Mas vi que não é. Rotineiramente recebo respostas do tipo: Putz, esqueci!Por que não anotou? Por que tenho que te lembrar daquilo que voce se comprometeu a fazer? E, pior, por que voce tem que passar esta vergonha por não ter anotado. Coloque na agenda, habilite o alarme 15 minutos antes.
  • Estabeleça a rede do compromisso.Não basta ter um método organizado de trabalho se sua equipe não tem. Garantir uma forma padrão de trabalhar é fundamental para preservar o coração e o estômago. Replique o que voce usa para se organizar, estimule que todos da equipe sigam um padrão, um processo, para que haja um “acordão”. Assim fica mais fácil e quem estiver fora da curva se sentirá mal.
  • Reforce os hábitos, não as atividades.Mais importante que fazer as atividades de hoje, é garantir um processo de trabalho que garanta as atividades. Pessoas mudam, demandas mudam, o tempo muda e a empresa também. Quem tem um processo se adapta melhor. Mas, para ter um processo, é necessário repetição, orientação. Reforce a forma com que as pessoas devem se organizar para realizar o trabalho.Influenciar a hierarquia para cima, não só para baixo também é importante, mesmo não sendo tão fácil. Um ecossistema organizado também depende da chefia.

    E as atividades urgentes e imprevistas não são desculpas para a falta deste processo. Todo bom processo deve ter o fluxo do urgente. E, como já sabemos, quando tudo é urgente, algo está errado e deve ser corrigido.

Voce pode começar agora, ou deixar para começar amanhã!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atuação direta na gestão estratégica de TI com fortes conhecimentos em gerenciamento de projetos de Inovação Tecnológica e participação efetiva nas definições Tecnológicas e Operacionais nas empresas. Envolvimento com equipes de produtos, apoiando as áreas de negócio através de tecnologia para implementação de projetos de inovação. 25 anos de experiência com Tecnologia da Informação com sólidos conhecimentos em gestão estratégica de TI, governança, gerenciamento de projetos e equipes, gestão de contas, gestão de serviços críticos, incluindo os seguimentos de Educação, Cartão de Crédito, Instituições Financeiras, Callcenter, atacadistas e varejistas. Experiência na gestão de grandes projetos como ERP, BI, migração de tecnologia, roll-outs, mapeamento e otimização de processos e forte atuação no relacionamento com áreas de negócio. Responsável pela gestão e planejamento de fábricas de software, outsourcing e prestação de serviços baseados em COBIT, ITIL, PMI, PMO.

Helio Soares

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes