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Alcancei o exit com minha startup, e agora?

publicado por Alfredo Soares

Figura - Alcancei o exit, e agora?Alcançar o exit é trazer um novo ciclo para os negócios. Depois de percorrer o caminho árduo de construção da empresa, realizar a venda da sua startup, para muitos, é conquistar uma grande meta. Planejar este momento, no entanto, faz toda a diferença. Como vai chegar até a venda? Quanto deve trabalhar para isso? É importante solidificar as bases, valores e ter metas concretas sobre o futuro da empresa.

Desde a época que a Xtech Commerce era apenas um sonho, o exit já era algo que planejávamos. Discutíamos quais seriam as janelas de saída e para quem poderíamos vender nossa empresa. Este é outro ponto a se atentar: como sair? Ter metas fora da realidade pode consumir de forma negativa toda energia empenhada no seu negócio. É importante ter essa visão desde o início para modelar a empresa de forma que tenha sinergia com seu alvo. Estude, projete e planeje, sem perder os parâmetros de possibilidades.

Com todos os projetos em mãos e com muito trabalho, em algum momento a empresa poderá ser notada. A Xtech teve uma trajetória bootstrap e isso sempre tornou tudo mais arriscado e com bastante pressão. Tínhamos metas e as alcançamos em cada semestre e, como resultado, começamos a ser abordados por algumas empresas e fundos. Este ponto é extremamente relevante. Compare! Busque por parâmetros que auxiliem a entender como a empresa pode seguir nos próximos anos sozinha ou com um parceiro estratégico.

Durante as negociações existem muitos detalhes importantes que podem impactar diretamente o negócio, o que pode causar insegurança. Acompanhar de perto este processo e entender o lado do comprador traz segurança e prepara o empreendedor para negociações futuras. Além do cuidado em manter o foco, fique atento com os colaboradores. É importante estar seguro de que a equipe não se sinta em um ambiente de dúvidas e incertezas. Tenha controle sobre a situação e não permita que a transação influencie no rendimento do time e, consequentemente, da empresa naquele período.

Concretizada a venda, é hora de descobrir os novos desafios. Porque, apesar da falsa ideia de que após este momento tudo é lindo e que agora o empreendedor levará uma vida de rico, os desafios não param. É hora de passar o negócio para um novo dono com toda segurança e detalhes possíveis.

Após um exit, as metas costumam ser mais agressivas. Então, ser mais rápido na otimização operacional, cortar custos e alinhar as posições do time são ações cruciais para alcançar os objetivos com eficiência.

Passar por todos estes processos proporciona um grande amadurecimento. Vivenciar um exit, como é o caso da Xtech Commerce, recentemente comprada pela Vtex, a principal multinacional latino americana de cloud commerce, traz muito otimismo e uma nova visão de negócio. Por isso, se você tem planos de atingir um exit, minha dica é – prepare-se para este momento e, quando ele chegar, execute todos os planos e entregue o melhor para os novos sócios.

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Autor

Alfredo Soares, Co-Head Global SMB da VTEX. É fundador da Xtech Commerce, plataforma que em três anos criou mais de 40 mil lojas virtuais e transacionou mais de 500 milhões de reais. Soares é empreendedor bootstrap, palestrante, investidor anjo e fundador e investidor da Socialrocket. Um dos empreendedores promessa endeavor 2016, eleito profissional de tecnologia pelo Fórum E-commerce Brasil 2017 e reconhecido como um dos empreendedores do ano no startup awards.

Alfredo Soares

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