Como garantir a proteção de dados sigilosos de uma empresa, ou mesmo, como evitar que eles não sejam divulgados? Para responder questões como essas, existe uma área chamada Segurança da Informação – essencial para empresas de todos os portes que desejam cuidar dos seus dados, de simples ligações telefônicas e e-mails até os mais diversificados contratos.
A necessidade de uma proteção de dados se dá a partir do momento em que uma empresa classifica a informação como sigilosa. Há de se ter o cuidado em itens como: de que forma o material vai ficar disponível? Para quem ficará disponível? Mas os questionamentos vão muito além. Para proteger uma informação, não necessariamente ela tem de ser sigilosa.
Muitas vezes, essa segurança se dá também no sentido de prevenir contra fatalidades. Imagine uma catástrofe, um tsunami no Brasil, por exemplo. Penso que isso atingirá as organizações, fazendo com que as empresas percam dados como contratos, informações referentes ao departamento financeiro, administrativo, e uma série de outras coisas. É por isso que até mesmo as pequenas empresas devem cuidar das suas informações. Um exemplo disso são as Notas Fiscais Eletrônicas (NFes). Qualquer dado eventualmente não disponível pode gerar multa à corporação em foco, neste caso, por exemplo, é de extrema importância realizar constantemente um backup.
Uma série de medidas e políticas podem ser providenciadas para a segurança da informação junto à área de TI, como: firewall (proteção dos servidores da empresa), antivírus, VPN (permite aos usuários remotos acesso aos seus dados de forma segura), VLANS (impedem que outros computadores acessem informações de outras áreas, como, por exemplo, área comercial não terá acesso às pastas do setor financeiro), entre outras. É importante manter uma equipe destinada à segurança, principalmente a da informação. Somente a infraestrutura não garante a proteção dos dados da sua empresa.