Liderado pela Udemy e aplicado em outros cinco países, o estudo realizado no Brasil ouviu pessoas de 387 cidades sobre falhas de habilidades profissionais.
Uma pesquisa encomendada pela Udemy, marketplace global de ensino e aprendizagem online, destaca que 2 em cada 3 brasileiros admitem ter falhas de habilidades profissionais para enfrentar o mercado de trabalho atual e nos próximos 5 anos. Na maioria, as falhas atingem mulheres mais jovens, entre 18 e 30 anos, na fase inicial da vivência profissional, com baixa renda e das regiões Norte e Nordeste.
Os profissionais brasileiros lideram a lista dos países com mais percepção para as falhas em habilidades, seguido da França (81%), Estados Unidos (79%), Alemanha (74%), México (66%) e Espanha (65%).
O estudo mostra que 65% dos brasileiros se sentem afetados por essas falhas e que as habilidades mais valorizadas para conquistar melhores oportunidades são comunicação, trabalho em equipe, criatividade, atendimento aos consumidores, pensamento crítico e resolução de problemas.
Mais de 43% dos entrevistados admitem que precisam aprimorar habilidades como trabalho em equipe e soluções de problemas, enquanto 40% acreditam necessitar de mais conhecimento em liderança e gerenciamento de habilidades. Outros 36,9% consideram importante qualificar-se mais em aspectos técnicos, como códigos de programação e análise de dados.
A pesquisa também aponta que quase 90% dos brasileiros consideram o mercado de trabalho bastante competitivo. Em contrapartida, 45,7% se sentem qualificados para atender às demandas deste mercado, 37,6% se consideram acima da média e apenas 11% confiam plenamente na sua qualificação.
Na opinião de mais de 40% dos brasileiros, a localização geográfica é um fator limitador de oportunidades de trabalho e, por isso, cerca de 42% recorrem a cursos ou vídeos online para complementar o conhecimento.
“Outro ponto interessante da pesquisa é que conseguimos identificar que, devido à grande extensão do Brasil, muitos brasileiros estão procurando, por conta própria, por cursos online para conseguir qualificação e conquistar uma boa colocação”, explica o country manager da Udemy, Sérgio Agudo.
A grande maioria das pessoas pesquisadas (90%) afirma que a falta de recursos financeiros é algo que atrapalha bastante na busca por qualificação. Em seguida, os entrevistados apontam os poucos recursos tecnológicos, a dificuldade de locomoção e mobilidade urbana, o conhecimento de outro idioma, a falta de tempo e a insegurança pública como outros limitadores.
Encomendada pela Udemy, a pesquisa foi realizada pela Mind Pesquisas entre 26 de setembro e 3 de outubro de 2017. Um total de 1.002 pessoas, de 387 cidades de todos os estados brasileiros, foram entrevistadas. A totalidade de entrevistados é composta de pessoas empregadas em regime integral, em diversas áreas, de forma que o resultado pudesse refletir a diversidade do mercado de trabalho local. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.