Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

5 riscos que um software de backup tradicional pode oferecer e você não sabe

publicado por Luís Montanari

solução-em-nuvem-é-mais-vantajosaDescubra como as soluções em nuvem podem eliminar os principais erros de segurança

Como você sabe, o software de backup sempre foi um serviço essencial na rotina dos MSPs. No entanto, a pandemia tornou a proteção e armazenamento de dados ainda mais essencial. Afinal, muitos trabalhadores entraram em home office e precisaram contar com o trabalho remoto de TI para gerenciar seus dados e informações confiáveis.

Mas, para conseguir atender a demanda, o crescimento pela procura de uma opção em nuvem aumentou. Pois, ela consegue realizar a tarefa de forma remota e ainda mais completa e segura.

Pensando nisso, hoje eu quero te falar sobre os riscos que uma solução tradicional pode oferecer e mostrar por que o software em nuvem é mais vantajoso para o seu trabalho.

Quer descobrir estas repostas? Então, continue lendo o texto e veja as informações que separei para você!

As diferenças entre o software de backup tradicional e o sistema em nuvem

Sem dúvida, você deve estar se perguntando quais as diferenças entre a opção tradicional e a solução em nuvem.

Primeiramente, o backup convencional é aquele que copia e armazena os dados em um dispositivo local, normalmente um disco ou HD externo.

Desse modo, o item é conectado no computador em que está sendo feito o backup, para receber as informações.

Portanto, este tipo de serviço é mais acessível e os custos de transferência dos dados são mais baixos. Mas, ele também representa mais chances de problemas.

Por exemplo, é preciso ter uma equipe de TI ou profissionais responsáveis pela tarefa sempre à disposição.

Além disso, a versão mais tradicional não é tão adaptável quanto o software em nuvem. Dessa forma, o tempo gasto para adicionar mais espaço ao backup local é maior, demandando mais esforço e aumentando os custos operacionais.

Já a solução baseada em nuvem, elimina estes problemas e oferece mais agilidade e otimização na proteção de informações.

Com ela, os dados são compactados, criptografados e enviados para um servidor externo, para serem facilmente acessados e recuperados em eventuais emergências.

Assim, o provedor cuida do armazenamento, para que você consiga se dedicar mais aos outros serviços do seu cliente.

Vale explicar, também, que o backup em nuvem ajuda a tornar os custos mais previsíveis e gerenciáveis. Do mesmo modo, garante que os dados sejam acessados quando e onde uma pessoa autorizada desejar. Basta, apenas, ter uma conexão com a internet.

Por fim, graças à criptografia de ponta a ponta, presente nas grandes soluções em nuvem, é possível ter ainda mais segurança no armazenamento de dados.

5 riscos oferecidos pelos sistemas convencionais

Agora que você entendeu as principais diferenças entre as soluções, eu quero te contar 5 riscos que o software de backup tradicional pode oferecer para sua rotina.

Para te explicar um pouco melhor, além de revelar os perigos que você pode estar correndo, também vou contar como a solução de Backup da ADDEE pode eliminar estes problemas. Confira:

1 – Não ter cópia fora do local

Primeiramente, como já revelei acima, os backups locais são feitos em discos ou HD externo. Então, imagina se um destes itens some, é quebrado ou danificado? Sem dúvida, isso te causaria um grande problema.

Afinal, se todos os seus backups forem armazenados no mesmo local e ele enfrentar uma adversidade, você não terá como recorrer e provavelmente perderá as informações.

Mas, com a nossa solução de Backup, você elimina este risco e os dados dos seus clientes são armazenados com segurança em um dos 30 data centers, com certificação ISO gerenciados profissionalmente em todo o mundo.

Além disso, se você ainda deseja armazenar uma cópia local opcional de seus arquivos para uma recuperação mais rápida, pode fazer através do hardware de armazenamento de sua escolha.

2 – Único ponto de falha

Outro problema comum da solução tradicional, é apresentar um único ponto de falha no processo de proteção de dados. Ou seja, ao usar um dispositivo local, você reúne os backups e envia em um grande bloco para nuvem. Desse modo, qualquer falha interrompe os backups programados.

Assim, caso aconteça algum erro, você corre o risco de não descobrir a tempo, afetando negativamente o seu RPO, fato que não ocorre com a solução de Backup da ADDEE. Pois, ele não é um dispositivo e nem um agregador, mas sim, uma solução direta com opção de cópia local dos dados que estão em nuvem.

3 – Dependência de cadeias

Além dos riscos que eu já citei, se você usar um software de backup tradicional, pode sofrer pelo mecanismo estabelecer dependências em cadeia.

O método visa salvar e gerenciar armazenamentos incrementais, mas é muito arriscado. Pois, se a recuperação depender de todos os itens anteriores, uma quebra na cadeia pode representar perda de dados importantíssimos.

Aliás, mesmo que a cadeia funcione de forma adequada, o processo é considerado lento, já que exige que o sistema reconstrua todos os elos desde o último backup completo.

No entanto, a solução de Backup que a ADDEE tem para você, aposta no método baseado em diário e sujeito a menos riscos e erros.

Desse modo, é possível recuperar os dados de maneira eficaz e restaurar as informações de forma rápida a qualquer momento.

4 – Incapacidade de testes

De fato, entre os maiores problemas do backup convencional está a ausência de testes. Afinal, muitas soluções não oferecem esta possibilidade ou demandam muito esforço para promover uma análise.

Portanto, isso pode acarretar em erros. Pois, o teste regular é a chance de garantir que o serviço pode funcionar da forma como você deseja.

Porém, com o novo recurso de teste de recuperação do nosso sistema de Backup, você consegue experimentar de forma simples e automática as recuperações de servidores essenciais para sua demanda.

5 – Dificuldade na identificação de erros

Por fim, os sistemas tradicionais exigem três fornecedores. São eles: provedor de software de backup, provedor local de armazenamento de dados e provedor de serviços em nuvem para cópias seguras.

Ou seja, se a recuperação falhar, é difícil determinar de onde veio o erro.

Mas, a opção da ADDEE é uma solução completa, que oferece um parceiro fornecedor e uma equipe de suporte para te ajudar se surgirem problemas.

Com isso, você gasta menos tempo procurando a origem do erro e consegue entender como evitar que ele aconteça novamente.

Teste agora

Sem dúvida, a segurança de dados é uma das principais preocupações dos grandes MSPs. Conforme citei no início do texto, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa durante a quarentena. Assim, por conta das redes domésticas desprotegidas ou conexões instáveis, os riscos aumentaram.

Ou seja, foi preciso reforçar os serviços com software de backup em nuvem, para prevenir a perda de dados e os erros que listei ao longo do conteúdo.

Mas, agora chegou a hora de você testar tudo o que citei. Então, que tal experimentar a nossa solução de Backup gratuitamente por 30 dias?

Clique aqui e comprove todos os benefícios na sua rotina!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.