Entenda quais as maiores dificuldades em vender neste setor e veja como vencer os obstáculos nas Vendas de TI
Hoje eu quero ir direto ao ponto e falar com prestadores de serviços gerenciados que desejam aumentar suas vendas de TI.
Por isso, ao longo deste texto, vou revelar algumas estratégias que identifiquei em toda a minha jornada, como fundamentais para aumentar a lucratividade de MSPs.
Então, se deseja levar seus serviços para mais clientes, confira e aproveite as dicas que vou destacar!
Dificuldades nas vendas de TI que você pode superar
Antes de falar sobre métodos que aumentarão suas vendas de TI, vou citar alguns obstáculos que podem estar atrapalhando o seu sucesso comercial. Veja:
Falta de tempo
Para começar, a falta de tempo para investir esforços em vendas de TI é um fator extremamente prejudicial para a sua receita.
Sem dúvida, a rotina de um MSP exige muitos desafios. Mas, ao otimizar o seu dia a dia, com ajuda de um software completo como o N-able RMM, por exemplo, você consegue automatizar tarefas rotineiras e dedicar esforços para investir em técnicas que podem te ajudar a vender mais.
Distância entre vendas e marketing
Não integrar os departamentos de vendas e marketing é um grande erro. Aliás, quando os setores atuam juntos, a chance dos acordos aumentarem é muito maior.
Afinal, é possível obter mais informações sobre os potenciais clientes e acompanhá-los durante toda a sua jornada de compra.
Desse modo, com as estratégias certas de marketing digital, você consegue produzir conteúdos que são capazes de atrair, informar e despertar o interesse das empresas que deseja alcançar.
Ausência de treinamento
Por fim, se a sua equipe de vendas não foi treinada para ofertar seus serviços, é provável que os resultados estejam abaixo do esperado.
Portanto, não perca tempo e ofereça um treinamento, que prepare profissionais da sua empresa para os desafios comerciais do mercado de TI.
Com conhecimento de qualidade, sem dúvida, eles estarão prontos para vender muito mais!
5 estratégias para aumentar de vez as vendas de TI
Finalmente, chegou o momento de revelar 5 estratégias que aprendi ao longo da minha jornada e quero dividir apenas com prestadores de serviços gerenciados de TI que desejam crescer no mercado. Confira quais são elas:
1 – Conheça seus clientes
Se tem uma estratégia que faz uma enorme diferença nas vendas de TI, é conhecer seus possíveis clientes.
Por isso, não deixe de apostar em métodos de marketing que te entreguem informações sobre o seu público-alvo, persona e cliente ideal. (ICP)
Desse modo, você consegue alinhar toda a comunicação da sua empresa com o que o seu público realmente deseja e precisa.
Com isso, você tem mais chance de alcançar a pessoa certa no momento certo.
2 – Ligue para os possíveis clientes
De fato, a internet é uma aliada muito poderosa das vendas de TI. Mas, uma coisa que aprendi ao longo dos anos e posso afirmar, é que o contato por telefone é uma boa forma de te aproximar do seu lead.
Por isso, quando estiver fechando um negócio, telefone para o seu potencial cliente. Busque entender o que ele precisa, qual a sua expectativa e como seus serviços podem impactar positivamente o seu negócio.
Aliás, a ligação é importante, não apenas na parte de negociação, mas, também, para reter seus clientes. Portanto, sempre que puder, ligue para os seus parceiros, demonstre preocupação com os processos que realiza para eles e mostre-se disponível para ajudá-los, caso seja necessário.
3 – Seja receptivo e empático
Vivemos em um mundo cada vez mais moderno e cheio de tecnologia, o que é muito bom. Mas, tratar algumas coisas da forma mais humana possível, é um cuidado que pode melhorar o relacionamento do seu negócio com os clientes.
Por isso, busque sempre ajudar as empresas que atende, sendo receptivo e agindo com empatia, quando seus parceiros precisarem tirar alguma dúvida ou solicitarem um suporte.
Sem dúvida, se você responder suas solicitações com agilidade e eficiência, criará boas conexões e poderá contar com clientes gratos e com mais confiança em seu trabalho.
4 – Acompanhe as tendências do mercado
Nunca pare no tempo. Procure se manter informado sobre as tendências do setor de tecnologia da informação, para oferecer serviços cada vez mais inovadores.
Portanto, leia sobre o assunto, pesquise e monte discursos comerciais mostrando que você é um profissional atualizado e sabe exatamente como resolver diferentes problemas que podem aparecer em uma infraestrutura de TI.
5 – Documente seus processos
Eu sei que alguns MSPs não costumam documentar os processos realizados. Mas, fazer a descrição dos trabalhos desenvolvidos é uma excelente maneira de manter todas as tarefas organizadas.
No setor de vendas de TI, isso não é diferente. Ao ter essa documentação precisa e atualizada, você entende mais sobre seus clientes, sabe exatamente em qual etapa da jornada de compra eles estão e tem uma visão ampla de toda a negociação.
Curso Vendas de TI
Além de todas as dicas que listei neste texto, expliquei em detalhes uma série de métodos potentes para o seu sucesso comercial no curso Vendas de TI!
Todo o aprendizado exclusivo, desenvolvido por mim e por Danilo Konrad, CEO da Sales Hackers, foi elaborado para MSPs que querem aumentar suas habilidades de vendas e marketing.
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