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3 passos para ampliar a experiência do paciente por meio da Inteligência Artificial

Segundo estudos da consultoria Gartner, 59% dos financiadores dos EUA estão priorizando tecnologias de interoperabilidade dos sistemas centrais, enquanto que 53% optam por recursos de experiência ao consumidor. A partir da análise desses dados, é possível observar que esse avanço tecnológico não só otimiza procedimentos médicos, mas também personaliza a experiência do paciente, tornando cada consulta mais focada e eficaz.

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A implementação de tecnologias no sistema de saúde, tais como Inteligência Artificial (IA), análise de dados e design personalizado, têm chamado a atenção dos principais atores do mercado. Isso porque a busca por inovação contínua por meio dessas ferramentas digitais atende às crescentes demandas do setor, como a atenção 24/7, bem como cuidados descentralizados e proativos, garantindo uma vantagem competitiva sustentável, ampliando experiências mais personalizadas e alcançar melhores resultados, tanto ao paciente quanto à equipe médica.

Segundo estudos da consultoria Gartner, 59% dos financiadores dos EUA estão priorizando tecnologias de interoperabilidade dos sistemas centrais, enquanto que 53% optam por recursos de experiência ao consumidor. A partir da análise desses dados, é possível observar que esse avanço tecnológico não só otimiza procedimentos médicos, mas também personaliza a experiência do paciente, tornando cada consulta mais focada e eficaz.

Entretanto, para entender como essas tecnologias podem ser integradas às unidades de saúde, algumas diretrizes devem ser seguidas a fim de que os investimentos sejam mais assertivos e haja melhora significativa no atendimento, além de garantir que os pacientes sejam mais compreendidos e valorizados durante todo o processo de tratamento.

1ª etapa: capacitar os pacientes com informações e apelos à ação tangíveis

Capacitar e chamar os pacientes para agirem sobre seus próprios cuidados é fundamental para ampliar resultados positivos na área da saúde. Dessa forma, estimulá-los com informações pertinentes ao tratamento vai ajudar na prevenção de doenças e o estimular a uma vida saudável e mais duradoura.

Com a IA é possível criar materiais educacionais e estratégias de comunicação adaptados às necessidades exclusivas de cada paciente. Por meio dessa abordagem é possível fornecer informações personalizadas e acessíveis sobre condições de saúde, tratamentos e cuidados preventivos. Essa ação não só empodera os pacientes, mas também os torna participantes ativos em suas próprias jornadas de saúde.

2ª etapa: engajamento entre a equipe multidisciplinar

Navegar pelo itinerário do paciente envolve mais do que apenas agendar consultas: é necessário um esforço coordenado pela equipe multidisciplinar. Dessa forma, a experiência do paciente pode ser significativamente melhorada quando há uma comunicação eficaz e colaboração entre todas as partes envolvidas.

Para ampliar essa experiência, é possível considerar o uso de ferramentas digitais, como dispositivos portáteis, aplicativos, gamificação, além de redes sociais, a fim de dar mais assistência à gestão de saúde. Essas soluções permitem aos prestadores oferecer uma experiência médica de ponta, incentivando a participação mais abrangente do paciente na atenção preventiva e no tratamento, melhorando, portanto, os resultados médicos.
3ª etapa: pontos de contato

Impulsionado principalmente após a pandemia da Covid-19, a conveniência e a rapidez no atendimento médico atingiu níveis superiores de exigência dos pacientes. Com isso, a integração de tecnologias inovadoras vem permitindo essa transformação dentro do sistema de saúde.

Para que haja esse atendimento mais dinâmico e sempre ativo, o uso de IA, dados e design estratégico podem ser aplicados para atender as exigências dos pacientes. A partir dessa estratégia é possível fornecer uma consulta mais refinada, que une a conveniência e a qualidade por parte da equipe de saúde

Com base nessas três etapas, podemos afirmar que  a revolução proporcionada pela IA no setor de saúde é, sem dúvida, um marco transformador que promete redefinir a experiência do paciente. Ao adotar tecnologia de ponta, profissionais de saúde podem otimizar procedimentos médicos e personalizar de forma mais humanizada o atendimento, criando uma jornada mais satisfatória e eficiente aos seus pacientes.

A adoção da Inteligência Artificial nas práticas médicas não é apenas uma tendência tecnológica, é uma necessidade imperativa para qualquer profissional da saúde que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Por meio dessas diretrizes, o profissional estará equipando a prática com ferramentas poderosas, a fim de potencializar o trabalho e aumentar a satisfação de quem o recebe.

*Lucas Najun é diretor do estúdio de saúde e ciência biológicas na Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras 

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