Marketing & Tecnologia

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Marketing Digital para empresários

publicado por Elis Mesquita

Figura - 7 tendências em tecnologia e marketing para 2016

O Marketing Digital é acessível a todos os profissionais, mesmo sem formação em marketing.

Não é possível pensar em marketing sem pensar no digital e consequentemente em tecnologia. Segundo dados da Anatel, até o mês de abril de 2016 o Brasil atingia a marca de 256, 43 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Fonte: www.anatel.gov.br, sendo que o número de Smartphones (Telefones com acesso à internet) já atinge a marca de 168 milhões de acordo com dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso da Tecnologia de Informações de Empresas realizada pela fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Ainda segundo a pesquisa, a projeção é alcançar o número de 236 milhões de Smartphones até a ano de 2018. Com a soma entre Smart e computadores, a densidade é de 1,6 aparelhos para cada habitante.

Esse dado traduz o que todos já sabem: Estamos todos conectados!

Hoje o consumidor realiza a pesquisa sobre o produto ou serviço que está interessado pelo celular e se dirige até a loja física para finalizar a compra, compra diretamente pela internet, busca opiniões em fóruns, realiza pesquisas e compartilha informação.

A grande vitrine comercial chama-se Internet, Mundo digital o qual está imergido na tecnologia e é por isso que não há mais como fugir. Não estar presente na internet pode significar grandes perdas.

Nunca fiz marketing digital e não entendo nada, o que devo fazer?

Como empresário, proprietário você deve reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para ler a respeito do marketing digital. Um bom caminho, é estudar sobre conversão de mídias digitais. Existem ferramentas gratuitas para avaliar alguns resultados do seu posicionamento, como por exemplo o ranking de qualidade do seu site, o estudo do seu concorrente, a comparação do que falam sobre o seu concorrente e você nas redes sociais, porém, para analisar os resultados informados pelas ferramentas você deve ter o conhecimento sobre índices do seu mercado, percentuais de ROI (Retorno de Investimento) sobre as ações. E por que você deve entender de conversão? Você deve entender conversão, pois se decidir contratar um profissional de marketing, como saberá se os 2% de resultados que ele entrega como taxa de cliques de uma ação de e-mail marketing é boa ou ruim?

Tecnologia a favor do mercado de negócios

Por favor entenda, hoje em dia o seu consumidor está atento ao que outros compradores falam sobre a experiência com o seu produto ou serviço. Avaliações sobre a sua marca e histórias de sucesso. Não esqueça de cultivar os seus cases de sucesso e principalmente divulgá-los. Aposte em  Storytellings, narrando histórias surpreendentes de experiências que a sua empresa ofereceu ao seu cliente.

Não tenho dinheiro para investir em marketing. O que faço?

Você pode publicar um texto no Pulse Linkedin, uma ferramenta que permite a produção e compartilhamento de conteúdo relevante, ou criar uma Fan Page no Facebook, pode além disso criar páginas com conteúdo únicos e específicos e gerar um e-mail para pessoas de seu relacionamento em ferramentas como Unbounce Pages, Landingi, Instapage ou Lanerapp.

Ferramentas para não programadores

Não se preocupe! Você não precisa entender de HTML, CSS, Java ou outras programações. As ferramentas abaixo, permitem que sua empresa crie Landing pages e e-mails automaticamente e ainda compare a performance do seu site x site da concorrência. Existem centenas de ferramentas gratuitas que você pode usar sem conhecer tecnologia, algumas delas são:

Perceba seu público e entenda o seu consumidor, a tecnologia permite atualmente até mesmo entender qual a imagem percebida pelo seu público através de ferramentas on-line de pesquisa, vou aqui citar uma única https://www.google.com/forms/about/ onde você pode criar formulários de perguntas e coletar respostas automaticamente, tabular os resultados e entender o que o seu cliente pensa sobre você.

Como o seu consumidor compra?

Existem diversas ferramentas para análise de tendências mercadológicas que mostram como o consumidor se comporta, o que ele procura, como procura e como ele compra. Informações valiosas que dão segurança para a tomada de decisão estratégica, importantíssima para sua empresa. Muitos empresários enxugaram seus investimentos em marketing, portanto a decisão do canal de investimento é extremamente importante. É necessário investir certo. Clique não é RECEITA!

Aposte em conteúdo! A geração de conteúdo transmitirá para o seu público segurança e consumidores compram de empresas que são autoridade no assunto. Mesmo que você tenha um varejo, fale sobre moda, moda infantil, tem uma sorveteria? Fale sobre sabores, curiosidades, tendências, inovação. Gere interesse, gere compartilhamento.

E lembre-se: busque que seus clientes e consumidores falem sobre a sua empresa. Pesquisas recentes indicam que os usuários dão mais credibilidade a opinião de amigos e outros consumidores. Planeje sua comunicação com informações interessantes para que o seu público compartilhe suas compras e experiências.

Nada melhor do que a indicação, desde que ela seja percebida e recebida pelo seu mercado.

Autor

Empresária e proprietária da Smart Selling inteligência em Marketing Corporativo. Especialista em empresas de T.I Atuação na área de negócios com foco em T.I desde 2002, coordenação de marketing e inteligência de mercado. MBA em Marketing Cásper, MKT digital Senac. Apaixonada por tudo que envolve marketing e inovação. Quer saber mais? elismesquita@smartselling.com.br

Elis Mesquita

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