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Marketing pessoal no LinkedIn – Como aprimorar sua própria marca

publicado por Mateus Rosa

Marketing pessoal no LinkedIn – Como aprimorar sua própria marcaA cada dia os números de usuários crescem no cadastro da rede, já são mais de 300 milhões de profissionais das mais diversas áreas de atuação reunidos em uma única plataforma social. Desde que me apresentaram ao LinkedIn eu me encantei pela ferramenta e principalmente pela sua natureza. A essência desta rede social está em conectar as pessoas ativas ou não no mercado de trabalho se voltando exclusivamente para os relacionamentos no mundo dos negócios. Eu, sempre fui um adepto das redes sociais, mas sempre procurei por algo que me trouxesse uma experiência de aprendizado e não só o entretenimento.

Como em toda rede social, há ainda muitas pessoas que se comportam de forma incorreta ou não entenderam o intuito da ferramenta.  E só utilizam quando buscam uma recolocação. Também tenho observado que nos últimos tempos muitas marcas com o enfoque profissional já se atentaram ao potencial de Marketing que o LinkedIn propicia e começam a usar este meio para se propagar, mas com um formato de comunicação bastante restrito e direcionado aos públicos de interesse.

Porém, afirmo mais uma vez que o LinkedIn é um ótimo canal para aprimorar o seu próprio marketing, não se restringindo somente para as pessoas que estão em busca de uma boa posição no mercado de trabalho, mas para você que quer encontrar parceiros potenciais para o seu trabalho ou empreender.

A proposta do LinkedIn é ser uma rede social voltada exclusivamente de profissional para profissional. Por isso, nela você não deve divulgar suas atividades diárias que não sejam as de cunho profissional e nem compartilhar coisas do dia a dia, como muitos fazem no Facebook ou Instagram, por exemplo, mas deve sim mostrar suas competências e habilidades profissionais para desenvolver um bom trabalho de networking digital.

Em outro post aqui no Portal apresentei 4 razões que levam os Profissionais  preferirem participar ativamente dessa Rede Social. Veja no Link.

Mas para se sobressair no LinkedIn, é preciso muito mais que criar sua conta, é preciso ser um pouco estrategista e planejar a sua própria estratégia de marketing pessoal. Em função dessa característica, as ações de marketing pessoal no LinkedIn precisam de algumas formalidades que você normalmente não encontrará em nenhuma outra rede.

  1. LinkedIn não é apenas um espaço de currículo online
  2. Não use uma foto que não tenha aparência profissional
  3. Não minta.
  4. Não envie para as pessoas um convite com texto padrão do LinkedIn, apresente-se caso não conheça pessoalmente.
  5. Não se esqueça de incluir todos os seus links externos (portfólio, blog, artigos etc.)
  6. Não deixe o seu perfil incompleto
  7. Não use os grupos do LinkedIn puramente para obter “trafego” para o seu site ou blog.

Esses são alguns passos essenciais para ir construindo sua estratégia de marketing pessoal, para ter sucesso você precisa estar presente e não apenas expandir os números de conexões. Estar presente é opinar nos posts das outras pessoas, transpor suas ideias, publicar sua opinião em seu perfil ou grupo e interagir com as pessoas que estão na sua rede. E de suma importância que compartilhe conteúdo relevante.

Os resultados são de médio a longo prazo mas persista humanize o seu perfil, o LinkedIn é o seu cartão de visita online. Sucesso!

[Crédito da Imagem: Marketing Pessoal – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

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