SharePoint

Ξ Deixe um comentário

SharePoint 2013 – Principais Funcionalidades

publicado por Wanderson Aldo

Figura - SharePoint Server 2016SharePoint 2013 (O que nós (Desenvolvedores) ganhamos?)

Neste artigo inaugural a minha missão é fazer um overview “apenas teórico” sobre os novos recursos e funcionalidades do Universo SharePoint, para ser mais específico em suas releases do SharePoint Server 2013 e SharePoint Foundation 2013.

O objetivo deste artigo é apenas descrever melhorias e novas funcionalidades que foram incorporadas a Plataforma SharePoint (daqui em diante, chamada apenas de SP), para em breve, escrever artigos mais práticos e menos teórico, abordando cada um destes recursos. Vamos lá:

logo_SP2013_artigo

Observação: Este artigo foi baseado no SDK do SharePoint 2013.

1. Modelo Cloud App

Ganhamos um novo modelo baseado em Cloud Computing!!!!

O mundo Cloud Computing ainda é um paradigma a ser quebrado nas empresas, mas ele vem se consolidando cada vez mais no mercado, no SP2013 já podemos criar aplicativos de forma rápida e fácil baseada neste modelo.

Como as Apps para SharePoint são peças independentes de funcionalidade que estendem as capacidades de um site SharePoint. Isto significa que as Apps NÃO têm código personalizado que é executado nos servidores do SharePoint. Em vez disso, toda a lógica personalizada move “up” para a nuvem ou “para baixo” para computadores cliente.

E tem mais, ganhamos também no SP 2013, um modelo inovador para a entrega de aplicativos para SP que incluem componentes como SharePoint Store e App Catalog.

2. Modelo de programação familiar usando WebStandard

Sim, nosso modelo de programação familiar também evoluiu!!!!

O SP 2013 veio facilitar ainda mais a vida de nós desenvolvedores web, não deixando de fora inclusive aqueles que trabalham em plataformas não Microsoft, para criar soluções SP. O que torna isso possível é que o SP 2013 é baseado em padrões da web comuns como HTML, CSS e JavaScript. Além disso, a implementação se baseia em protocolos estabelecidos, como o protocolo Open Data (OData), e OAuth.

3. Ferramentas de desenvolvimento

Um bom App SharePoint começa por boas ferramentas!!!!

Nesta área, também ganhamos bastante com a evolução na Otimização das ferramentas de desenvolvimento, como:

O Visual Studio, por exemplo, agora possui um novo sistema unificado de projeto. Isto nos permite desenvolver Apps SP :

  • Apps para escritório
  • Apps para SP que incluem aplicativos do Office
  • Apps do Office que estão hospedados pelo SP

Além dos modelos de projetos do SP fornecidos em versões anteriores, o Visual Studio 2012 adicionou um novo modelo de projeto de aplicativos no Android chamada Apps para o SharePoint 2013.

Muitas novas propriedades foram adicionadas à janela Propriedades e páginas propriedades para oferecer suporte à APP para projetos SP.

Outras melhorias incluem suporte completo contra:
• App Cloud model, incluindo OData e suporte OAuth.
• Plataforma de Workflow Client Manager 1.0.

No “Napa” agora estamos livres desta ferramentas de desenvolvimento para desenvolvimento de Apps.

4. Melhorias plataforma central

Sim, agora temos uma plataforma CORE bastante melhorada e aprimorada!!!!

Nesta nova versão o CORE foi amplamente melhorado para suportar a nova arquitetura baseada em Cloud e a estrutura de desenvolvimento orientada para a App.

A partir das APIs do SP no nível mais baixo de conectividade para integração de mídia social, o SP2013 é concebido e executado para apoiar uma rica experiência de desenvolvimento de aplicações.

  • Uso de Representational State Transfer (REST) para serviços web,
  • Nova e ampla API para ambos servidor e cliente desenvolvimento.
  • Receptores de eventos remotos (agora suportado)
  • Renderização do lado do cliente.

5. Mobilidade

Ganhamos também novos recursos em Mobilidade!!!!

Crie aplicações poderosas que estendem a funcionalidade para além do tradicional desktop/laptop em um ambiente verdadeiramente portátil e bem mais acessível.

Os novos recursos foram construídos em ferramentas e tecnologias já existentes da Microsoft, como o SharePoint, o Windows Phone 7, o Visual Studio e o Silverlight.

Agora no SP2013, combine aplicações do Windows Phone 7 com serviços locais e apps SharePoint, ou com serviços remotos do SP e apps que são executados na nuvem (como aqueles que usam SharePoint Online).

Crie aplicações móveis movidos a SharePoint para Windows Phone usando o novo modelo de Wizard de App de telefone SharePoint do Visual Studio, isto permite criar aplicações móveis baseadas em listas simples.

Integre novos recursos embutidos no SP 2013, como o tipo de campo Geolocation e notificações “push” do SharePoint Server, em nossos apps móveis.

6. Social e Colaboração

Mantenha nossos usuários se comunicando, engajado e informado!!!!

Neste campo também tivemos melhorias e aprimoramentos:

  • Meu Site social feed teve uma melhoria que ajuda nossos usuários a manter-se atualizado com as pessoas e o conteúdo que eles se preocupam.
  • O Site comunitário é um novo recurso que provê uma boa experiência para a comunidade que permite aos nossos usuários localizar facilmente e compartilhar informações e encontrar pessoas que têm interesses semelhantes.

7. Busca

Ganhamos um Search melhorado!!!!

Este recurso agora possui diversas melhorias:

  • Processamento de conteúdo personalizado com o serviço web enriquecimento de conteúdo.
  • Um novo quadro para a apresentação de tipos de resultados de pesquisa
  • A (KQL) linguagem de consulta palavra-chave também teve melhorias significativas.

8. WorkFlows

WorkFlows mais poderosos e flexíveis!!!!

Workflow Manager Client 1.0 é uma infraestrutura de workflow redesenhada que é construído sobre o Windows Workflow Foundation 4.

Talvez o mais importante, Workflow Client Manager 1.0 é totalmente integrado com o modelo de aplicativos para SharePoint.

Um ambiente de criação totalmente declarativa que permite aos usuários utilizar o SharePoint Designer 2013 para criar workflow poderosos.

No Visual Studio 2012 temos um novo conjunto de templates de projeto WF que nos permite acessar recursos mais sofisticados, como Custom Actions.

Além disso, os fluxos de trabalho são executados na nuvem, não no SharePoint, que fornece uma enorme flexibilidade em projetar aplicativos baseados em fluxo de trabalho para SharePoint.

9. Enterprise Content Management

Ganhamos um ECM melhorado!!!!

No SP 2013, agora podemos utilizar:

  • .NET client
  • Silverlight
  • Windows Phone
  • APIs JavaScript
  • Set of .NET server managed APIs (para personalizar(ECM) experiências e comportamento.

10. BCS Serviços Corporativos de Conectividade

Ufa!!!! Ganhamos também um BCS melhorado e aprimorado!!!!

Serviços de Conectividade (BCS) permite que o SharePoint para acessar os dados a partir de sistemas de dados externos, tais como SAP, ERP, CRM e, além de outras aplicações orientadas a dados que são expostos por meio de serviços WCF ou OData endpoints.

  • OData connectivity
  • External events
  • External data in apps
  • Filtering e Sorting
  • Suporte REST
  • Etc…

11. Serviços de aplicativos

Finalmente, muitos Services foram incorporados e melhorados na Plataforma!!!!

O SharePoint Server 2013 inclui vários serviços para trabalhar com dados em sites SP.

O Excel Services foi melhorado.

O SharePoint Server 2013 também inclui Access Services e um novo modelo de acesso a dados.

O Machine Translation Service, um novo serviço que realiza o serviço de tradução automática, traduzindo sites, documentos e streams para suporte multilíngue.

Para a conversão de arquivos e streams para outros formatos, o SharePoint Server 2013 tem o Word Automation Services e PowerPoint Automation Services do PowerPoint (um novo recurso para SP).

SharePoint também fornece ferramentas de análise de dados, como o PerformancePoint Services e do Visio Services, que permitem inteligência de negócios (BI).

Autor

Desenvolvedor, Testador e Agilista. Apaixonado e Entusiasta em novos conceitos e tecnologias voltadas para a plataforma Web & Mobile. Xamarin, C#, Testes, MongoDB, NodeJS, DevOps, Azure e TypeScript.

Wanderson Aldo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes